Jovem vende cupcakes para pagar cirurgia e devolver visão a gatinho adotado

Por
em Notícias

A história de altruísmo de uma jovem mexicana e sua vontade de ajudar um gatinho quase cego de um olho virou notícia e exemplo de gentileza em todo o mundo.

Ao descobrir que seu gato Antonio precisava urgentemente de uma cirurgia no olho, Jimena Ortiz decidiu começar a vender cupcakes na rua para levantar dinheiro suficiente e bancar o procedimento cirúrgico por conta própria.

A jovem adotou o felino quando ele tinha apenas um mês de idade. Conforme crescia, ela descobriu que o pequeno tinha alguns problemas de visão. Com o pouco que tinha, conseguiu ajudá-lo a receber o tratamento que precisava.

No entanto, a visão do gato começou a se deteriorar rapidamente em pouco tempo.

Durante uma visita a um médico veterinário, ele disse à jovem que Antonio sofria de microftalmia (malformação congênita do globo) no olho direito e que ele não veria mais daquele lado.

Alguns meses depois, o veterinário detectou outro problema. E embora a família tenha feito todo o possível para providenciar a operação, seu custo era muito alto.

Foi então que Jimena teve a ideia de preparar cupcakes para oferecê-los no Parque María Luisa, na Cidade do México. Na companhia do próprio Antonio, que virou o mascote do negócio, ela começou a vendê-los e juntar dinheiro para bancar a cirurgia.

A ideia de Jimena foi ótima e não passou despercebida. Alguém publicou uma foto dela e do gatinho no Facebook, contando a história de ambos, e o post rapidamente viralizou, chamando a atenção de milhares de pessoas, que começaram a fazer doações para a jovem.

“Obrigado a todos que me ajudaram a compartilhar e àqueles que nos ajudaram com suas doações”, escreveu Jimena no Facebook.

Antonio estava quase destinado a viver sem enxergar, mas tudo mudou graças à determinação de sua dona e à generosidade de milhares de pessoas que o ajudaram a impedir que a luz de seu destino se apagasse.

“Graças a Deus e ao amor de todos vocês arrecadamos o suficiente para a operação do meu gatinho, não é mais necessário fazer mais doações. Recebemos muitas mensagens e somos eternamente gratos, foram dias de muito cansaço e ainda temos muitas entregas”, acrescentou Jimena.

No último dia 11, eles marcaram a cirurgia no olho de Antonio. O procedimento foi um sucesso e o gatinho está em recuperação. Sua visão não foi comprometida e ele conseguirá enxergar plenamente ao fim do tratamento. Parabéns, Jimena!

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.