10 fatos incríveis sobre os gatos persa, uma das raças mais antigas do mundo

Por
em Notícias

Somos facilmente hipnotizados pelos gatos persa, um dos felinos mais fofos e charmosos do mundo, conhecidos pela personalidade doce e gentil.

O jeitão calmo, corpo firme, olhos grandes e orelhas pequenas ajudam a diferenciá-lo de outras raças de gatos. Sua elegância sempre chama atenção.

O Persa é considerado uma das raças de gato domesticado mais antigas do mundo, além de uma das mais inteligentes e perspicazes. Trata-se de um animal que sabe lidar bem com hábitos e rotinas, de modo que tem se tornado bastante popular entre os tutores.

Separamos abaixo 10 fatos incríveis sobre os gatos persa. Confira abaixo!

1 – Viviam no atual Irã

Sua origem exata é desconhecida, mas acredita-se que o italiano Pietro Della Valle teria encontrado o persa em sua viagem para a Pérsia, atual Irã, em 1620.

Ele ficou fascinado pelas características do gato, tanto que decidiu levar o animal com ele para a Itália, onde o animal rapidamente se popularizou.

2 – Famosos pela aparência exótica

As características marcantes do persa o fizeram ganhar sua primeira grande exposição em 1871, no Palácio de Cristal, em Londres.

Na época, o gato conseguiu atrair 20 mil pessoas e se tornou a atração principal de todo o evento.

3 – Bastante independentes dos tutores

Os gatos são independentes por si só, mas os da raça persa se destacam ainda mais nesse quesito.

Eles dormem bastante o dia todo. Quando acordam, gostam de brincar e ficar próximo aos tutores. Se eles não estiverem por perto, tudo bem: o persa dá um jeito de se divertir sozinho.

4 – Raça preferida dos norte-americanos

De acordo com um estudo de 2014 conduzido pela Cat Fanciers, os persas estão em segundo lugar na preferência dos norte-americanos (atrás apenas de uma raça de cães).

Eles chegaram nos Estados Unidos no final do século XIX e se estabeleceram definitivamente por lá. A fama do gatinho aumentou ainda mais quando Marilyn Monroe decidiu ter um persa.

5 – Acredite ou não, o Garfield é um persa

Um dos desenhos mais populares do mundo contém um persa: Garfield.

Mais: no filme Stuart Little, o vilão da história é Snowball, também um gatinho da raça.

6 – Focinho curto

Há pelo menos 70 anos os persas possuem focinho curto e o rosto “achatado”.

Isso acontece por conta de uma anomalia genética, que fez com que os gatinhos ficassem desta forma. Com isso, alguns criadores decidiram manter a característica.

7 – “Os amantes da minha esposa”

Os gatos persa não são bem-sucedidos apenas nos filmes. Na arte também!

Um quadro com 42 espécimes, intitulado de ‘Os Amantes da Minha Esposa’, do pintor Carl Kahler, foi a leilão e foi arrematado por cerca de R$ 3 milhões de reais!

8 – Não podem viver em ambiente externo

As características físicas desses gatos impedem que eles vivam em ambientes externos, como quintais.

Dessa forma, eles são perfeitos para tutores que vivem em apartamentos.

9 – A família adora!

Antes de tudo, os persa são animais carinhosos, gentis e obedientes, de fácil convívio com outros pets e crianças.

Além disso, esses bichanos são observadores e quietinhos, não tendo o excêntrico hábito de saltar pelos móveis como alguns outros gatos.

10 – Infelizmente, tem muitos problemas de saúde

Os persa têm propensão a alguns problemas genéticos, além da dificuldade para respirar.

Seus olhos costumam lacrimejar de tempos em tempos, e há problemas de secreção na região. Assim, o dono deve higienizar com soro fisiológico diariamente.

Mais: esses bichanos têm predisposição a problemas renais, como cistos e pedras, logo, o tutor deve redobrar o cuidado com a alimentação e investir em ração úmida.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.