Homem tenta fotografar filhotes em trilha e é surpreendido e seguido por mãe puma; vídeo

Por
em Notícias

Em um dia qualquer, você pode sair de casa para caminhar e, sem imaginar, acaba vivendo uma aventura selvagem. Foi o que aconteceu recentemente com Kyle Burgess, de Provo, Utah (EUA), que ao sair para caminhar em uma trilha que ele já conhecia, se deparou com uma companhia inesperada: um puma, também conhecido como leão da montanha.

Essa é uma daquelas histórias que as pessoas só acreditariam vendo, por isso, Kyle resolveu filmar o momento para não deixar margens para dúvidas. Conforme divulgado pelo site ABC 7 News, inicialmente Kyle pensou se tratar de filhotes de gatos selvagens, mas quando compreendeu que era uma família de leão da montanha, ele acelerou o passo assustado. A mãe puma ao perceber a aproximação de Kyle ameaça atacar para proteger seus filhotes.

“Encontrei os filhotes e foi então que obviamente peguei meu telefone para tirar fotos da vida selvagem”, disse Burgess em entrevista. “Assim que percebi que era um leão da montanha, ela começou a correr atrás de mim.”

Mesmo assustado, o homem filma todo o trajeto com o felino seguindo os seus passos minuciosamente. O animal não se afastou até que Burgess atirou uma pedra no animal que fugiu em seguida. Apesar da tensão, felizmente nem o animal e nem Kyle ficaram feridos.

Veja o vídeo:

Onde os pumas são encontrados?

Os pumas podem se adaptar a uma ampla variedade de climas e habitats. Eles são encontrados em toda a América do Sul e Central. Na América do Norte, no entanto, a caça reduziu seu alcance para áreas isoladas no México, áreas selvagens do oeste dos EUA, sul da Flórida e sudoeste do Canadá, de acordo com o zoológico americano Smithsonian National Zoological Park, líder em cuidados com animais, ciência, educação e sustentabilidade, localizado em Washington.

Ao contrário de outros felinos, pumas não vivem em matilhas. Eles vivem sozinhos em grandes territórios, que marcam com urina ou fezes. Pumas são criaturas solitárias por um bom motivo. Eles precisam de espaço de caça para encontrar comida suficiente para viver. Apenas alguns pumas podem viver em um raio de 78 quilômetros quadrados.

Pumas são criaturas crepusculares. Eles caçam durante as horas do crepúsculo, do amanhecer e do anoitecer. A pouca luz os esconde de suas presas. Sua excelente visão noturna dá a esses predadores uma vantagem distinta durante essas horas do dia.