Por que as patas dos cães tem cheiro de salgadinho?

Por
em Notícias

Se você já teve a estranha curiosidade de cheirar a pata do seu cachorrinho - após o banho, por exemplo - certamente sentiu um odor bem particular emanado daquela região.

Para muitos, o cheiro se assemelha ao de salgadinhos de milho, como os famosos salgadinhos Cheetos.

Segundo o portal Cesar's Way, do especialista em comportamento canino de renome mundial e com 25 anos de experiência, César Felipe Millán Favela, a fonte do aroma é devido a bactérias e fungos. Geralmente isso não leva a complicações para o cão e é chamado de “pé de frituras”. Se deve ao suor produzido pelas glândulas sudoríparas.

Umidade + bactérias = cheiro de salgadinhos

Quando os pezinhos dos cães ficam úmidos, a umidade fica presa no pelo entre os dedos dos pés, o que pode fazer com que certos tipos de bactérias ou leveduras cresçam, emanando o odor que nos faz lembrar das comidas à base de milho.

Embora se possa pensar que isso signifique que há um problema, é completamente normal. Ter bactérias ou leveduras em crescimento faz parte da regulação corpórea, a menos que cheire fortemente mal, porque isso indicaria algum tipo de infecção mais grave e profunda.

Na maioria das vezes, o cheiro é bastante minimizado após o banho, mas são inevitáveis. É possível tratá-lo com xampus ou loções especiais, mas lembre-se: se o odor não for forte ou realmente mal cheiroso, fique tranquilo. No final das contas, é melhor o cheirinho de milho do que o de chulé, né?

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.