Aedes aegypti e Culex transmitem doença letal em cães e gatos

Doença do coração também pode acometer os seres humanos

Por
em Notícias

Pouco conhecida, a doença chamada Dirofilaria inmitis ou “verme do coração”, é mais comum em cães do que em gatos, mesmo assim, além dos animais, pode atingir os seres humanos. Milena Guimarães, médica veterinária do Hospital Veterinário Cão Bernardo detalha: “A doença é transmitida pela picada de mosquito, entre eles, o Aedes. O tratamento é difícil e pode durar até 10 meses, por isso, precisamos estar muito atentos”.

A partir do momento que o verme chega ao coração e nos grandes vasos sanguíneos, pode ocorrer lesões e dependendo da gravidade, levar o animal à morte. Os sintomas apresentados são: tosse, diminuição da apetite e cansaço ao praticar atividades físicas. Porém, o paciente pode ser portador da doença por anos e não manifestar nenhum sintoma, e isso pode fazer com que o tratamento seja menos efetivo.

O diagnóstico pode ser feito por testes sanguíneos, raio x de tórax, ecocardiograma, testes antígenos e pesquisa de microfilarias, mas a fase da doença pode dificultar a identificação da mesma. Por isso, é preciso estar atento quando as temperaturas estiverem mais altas e com os locais de maior risco, áreas litorâneas e ribeirinhas, onde há maior presença de insetos.

Há também outras formas de se prevenir a doença com medicamento de uso oral e tópicos. “Mas essa forma de prevenção é para animais com mais de 6 semanas de vida, porque antes dessa idade pode ser nocivo para os pets”, afirma Guimarães.

Sobre o Hospital Cão Bernardo

O Cão Bernardo existe desde 1994, com foco em banho e tosa, mas em 2014 foi inaugurado o Hospital em São Bernardo do Campo, se tornando o principal foco da empresa. Em 2018 inaugurou a segunda unidade, em Santo André. Os principais serviços do hospital são consultas, internação, cirurgias e exames.

Receba nossas notícias no Whastapp! Entrar no grupo

Médica veterinária formada pela Universidade de São Paulo em 1998. Estágio curricular obrigatório na Universidade de Buenos Aires nos setores de clínica médico-cirúrgica e oftalmologia, pós graduada em cirurgia de tecidos moles e ortopedia e pós graduação em ortopedia e traumatologia. Atua no Hospital Veterinário Cão Bernardo.

Contato:

Hospital em São Bernardo do Campo
(11) 4933-7357 / (11) 4930-4561

Hospital em Santo André
(11) 3370-6306 / (11) 3370-7347