Aedes aegypti e Culex transmitem doença letal em cães e gatos
Doença do coração também pode acometer os seres humanos
Por Dra. Milena Guimarães em NotíciasPouco conhecida, a doença chamada Dirofilaria inmitis ou “verme do coração”, é mais comum em cães do que em gatos, mesmo assim, além dos animais, pode atingir os seres humanos. Milena Guimarães, médica veterinária do Hospital Veterinário Cão Bernardo detalha: “A doença é transmitida pela picada de mosquito, entre eles, o Aedes. O tratamento é difícil e pode durar até 10 meses, por isso, precisamos estar muito atentos”.
A partir do momento que o verme chega ao coração e nos grandes vasos sanguíneos, pode ocorrer lesões e dependendo da gravidade, levar o animal à morte. Os sintomas apresentados são: tosse, diminuição da apetite e cansaço ao praticar atividades físicas. Porém, o paciente pode ser portador da doença por anos e não manifestar nenhum sintoma, e isso pode fazer com que o tratamento seja menos efetivo.
O diagnóstico pode ser feito por testes sanguíneos, raio x de tórax, ecocardiograma, testes antígenos e pesquisa de microfilarias, mas a fase da doença pode dificultar a identificação da mesma. Por isso, é preciso estar atento quando as temperaturas estiverem mais altas e com os locais de maior risco, áreas litorâneas e ribeirinhas, onde há maior presença de insetos.
Há também outras formas de se prevenir a doença com medicamento de uso oral e tópicos. “Mas essa forma de prevenção é para animais com mais de 6 semanas de vida, porque antes dessa idade pode ser nocivo para os pets”, afirma Guimarães.
Sobre o Hospital Cão Bernardo
O Cão Bernardo existe desde 1994, com foco em banho e tosa, mas em 2014 foi inaugurado o Hospital em São Bernardo do Campo, se tornando o principal foco da empresa. Em 2018 inaugurou a segunda unidade, em Santo André. Os principais serviços do hospital são consultas, internação, cirurgias e exames.
Médica veterinária formada pela Universidade de São Paulo em 1998. Estágio curricular obrigatório na Universidade de Buenos Aires nos setores de clínica médico-cirúrgica e oftalmologia, pós graduada em cirurgia de tecidos moles e ortopedia e pós graduação em ortopedia e traumatologia. Atua no Hospital Veterinário Cão Bernardo.
Hospital em Santo André