Desde criança, jovem já resgatou milhares de cães e gatos abandonados e sonha construir abrigo

Por
em Notícias

Pouco depois de completar 13 anos, Esdras Andrade começou a se dedicar à causa animal. Hoje, aos 23 anos, ele já auxiliou milhares de cães e gatos em situação de rua, seja acolhendo-os, alimentando-os ou garantindo a eles um novo lar.

Seu primeiro contato com o voluntariado aconteceu com uma cachorrinha que havia sido atropelada na rua e poderia ter morrido se não fosse por seu rápido resgate.

Após concluir um curso de adestramento, segundo o portal de notícias O Segredo, o ativista criou o Projeto Abrigo-Escola, desenvolvido em São José dos Campos (SP), onde funciona um abrigo com mais de 600 cães e gatos resgatados de situações de abandono e maus-tratos.

Esdras depende de doações para manter as múltiplas despesas veterinárias e alimentação de tantos animais necessitados. O sonho do rapaz é comprar um terreno e construir um grande abrigo para acolher ainda mais animais, haja visto que seu espaço atual é alugado e comporta poucos pets.

A ideia do terreno ainda é uma realidade distante, mas graças à ajuda de dezenas de voluntários e doadores anônimos, sua luta diária persiste.

O amor do rapaz pelos animais é algo extraordinário, mas seu voluntariado não se limita apenas à eles. Recentemente, Esdras resgatou uma senhora de 83 anos que viva sozinha, acamada, em condições deploráveis.

Ele a encontrou por meio de denúncias que recebeu sobre maus-tratos dos cães que ela possuía, mas ao chegar em sua casa, viu que era a senhora que precisava de ajuda. Então, resolveu levá-la para sua própria casa.

“Foi uma luta até convencê-la, ela dizia que não ficava sozinha, que os bichos subiam na cama, mas eram ratos. Então, eu a abracei como se fosse parte de mim e fiz tudo o que pude por ela. Em casa, eu conseguia dar atenção para ela 24 horas por dia”, disse Esdras.

Dias depois, a idosa foi encaminhada para uma casa de repouso onde recebe visitas do rapaz toda semana.

Se você quiser saber mais sobre a trajetória de Esdras Andrade e deseja ajudar o Projeto Amigo Escola, acompanhe-o no Instagram clicando aqui.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.