5 gatos que se parecem com tigres, leopardos e outros felinos selvagens

Por
em Gatos

A árvore evolutiva dos atuais gatos domésticos se separou da árvore dos grandes felinos há milhões de anos. Ainda assim, algumas características selvagens dos bichanos permanecem vivas.

Vez ou outra recebemos um lembrete que naquela figura fofa e dócil, há um predador habilidoso adormecido que aprendeu a viver civilizadamente e domesticado.

Graças a parentes distantes, como os tigres, os instintos de caça estão presentes em todas as raças de gatos. Se você procura um animal de estimação que também tenha uma aparência semelhante aos grandes felinos, separamos abaixo uma seleção feita pelo portal Purina, de 5 raças de bichanos que se parecem com leopardos, tigres e outros animais selvagens. Confira!

1. Gato-de-bengala

Com um nome derivado de seu ancestral selvagem e uma bela pelagem que reflete a aparência manchada do leopardo, o Bengal poderia muito bem ter vindo direto de uma savana campestre.

Sua pelagem tem rosetas marrons distintas, mas também pode ter listras, transformando o felino em um deslumbrante gato semelhante a um tigre. Criado pelo cruzamento de um Gato Leopardo Asiático com um gato doméstico, o Bengal é um companheiro ágil, enérgico e bastante vocal. É uma ótima combinação para tutores que amam gatos de aparência exótica e têm a energia necessária para acompanhar este leopardo em miniatura.

2. Gato Savannah

O gato Savannah não é apenas um gato que se parece com um tigre, eles também podem se comportar como um. Como esses gatos são o resultado de um cruzamento entre gatos domésticos e felinos africanos, ainda não está claro se eles podem ser qualificados como animais domésticos.

Suas personalidades variam amplamente, dependendo de quantas características servais são herdadas, mas todos parecem compartilhar agilidade e inteligência como habilidades comuns.

Eles também são um dos maiores gatos domesticados, então, se você tem muito espaço em sua casa e adora gatos parecidos com tigres, o Savannah pode ser sua opção ideal

3. Gato abissínio

O gato abissínio parece um tigre para alguns tutores e um puma para outros, mas uma coisa é certa - este gato nasceu para ser selvagem.

Um dia normal na vida de um abissínio parece um evento de triatlo, com saltos, corridas e escaladas como parte de uma rotina bem praticada que remonta ao seu ancestral, o gato selvagem africano. Outro traço distintivo transmitido pelos ancestrais felinos é a aparência 'marcada' causada por faixas de cor em cada cabelo.

Embora tenham muita energia e sejam brincalhões, os abissínios também são surpreendentemente calmos, o que os torna uma companhia amável e temperamental. Este não é um gato de colo normal, mas se você quer um felino inteligente, brincalhão e carinhoso, que também se pareça com um tigre, o Abissínio preenche todos os requisitos.

4. Gato Bombaim

Elegante e esbelto, o gato de Bombaim parece uma pantera negra em miniatura.

Mas, além da aparência exótica e uma pequena inclinação para perseguir os pássaros no jardim, este gato parece ter desistido de grande parte do lado selvagem de seus ancestrais.

Extremamente afetuoso, calmo, brincalhão e um companheiro descontraído, o Bombaim é muito querido pelos fãs de gatos.

5. Mau egípcio

Com espirais cinza adornando sua pelagem prateada, o Mau se parece mais com um descendente direto do tigre siberiano do que com o gato selvagem africano de que se originou.

Este é um gato que se parece com um tigre e se move como uma chita. Atléticos, ágeis e extremamente espertos, eles precisam de brinquedos, companheiros de brincadeira e de muito espaço para estarem no seu melhor.

Sua inteligência os ajudará a aprender truques com muita facilidade, incluindo andar na coleira, mas não deixe que eles saibam onde está o armário de comida!

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.