5 razões essenciais pelas quais os gatos miam

Por
em Dicas

Como tutor ou tutora de um gato, você provavelmente já deve estar acostumado com a trilha sonora diária de miados e ronronados que seu bichano compartilha com você.

Mas você sabia que a forma como os gatos se comunicam com outros felinos é principalmente através do cheiro, e o seu miado é uma linguagem reservada tipicamente para os seres humanos?

Em outras palavras, os gatos não miam uns para os outros, apenas para os humanos, e miar é um comportamento socialmente aprendido. Segundo o portal de notícias Purina, diferentes miados tendem a significar coisas diferentes também e uma diferença sutil em um miado para outro pode indicar que seu gato está falando com você por um motivo muito diferente!

Pois bem, mas por que os gatos, que são conhecidos por sua independência, ‘se dariam ao trabalho’ de se comunicar conosco? Eles devem ter algo importante a dizer.

Portanto, se o seu gato não para de miar e você precisa de ajuda para decifrar o que isso significa, aqui estão os principais motivos pelos quais os gatos miam. Confira!

1. Para cumprimentá-lo

Se você está acostumado a uma ‘sessão’ curta de miados assim que chega em casa após horas no trabalho, bem, este é o seu gato dizendo que estava com saudades. Esses miados rápidos são a maneira do seu gato de dizer “oi” e “onde você esteve todo esse tempo”.

Um pouco de carinho afetuoso e algumas palavras calorosas são esperadas em retorno antes que seu amigo felino volte às suas preocupações habituais. Ah, as alegrias de ser dono de um gato!

2. Para chamar sua atenção

Uma razão pela qual os gatos miam é porque eles podem chamar sua atenção para brincar, receber carinho ou ganhar algumas guloseimas. Portanto, se o seu gato continua roçando em você enquanto berra seus miados característicos, é provável que você precise dar um pouco mais de atenção a eles.

Então, se você está se perguntando por que seu gato continua miando, essa é a sua deixa para pegar o pacote de guloseimas e mimá-lo um pouco mais. Às vezes, pode… Por que não?

3. Para conseguir comida

Se o seu gato não para de miar em determinados momentos, é sempre uma boa ideia verificar a tigela de comida. Se estiver vazia, você sabe por que seu gato está miando!

No entanto, não encha a tigela imediatamente - um bom truque é esperar até que seu gato pare de miar antes de colocar a comida. Caso contrário, ele aprenderá que há uma relação direta entre miar e receber comida na hora, o que não é uma boa ideia.

4. Para dizer que eles não estão bem

Infelizmente, a razão pela qual os gatos miam nem sempre é fácil de resolver, especialmente se o tom e a frequência das vocalizações deles são incomuns.

Se o seu gato está miando à noite , ele pode estar tentando dizer que há algo errado. Na verdade, muitas doenças, desde a renal a problemas do trato urinário ou artrite, podem fazer com que seu gatinho mie pedindo ajuda.

Se você notar algo incomum nos sons que seu felino está fazendo, é sempre melhor visitar o veterinário para descartar uma possível doença. No entanto, esteja ciente de que pode ser muito difícil ler a linguagem corporal de um gato e eles muitas vezes escondem sinais de dor, então só porque eles não estão miando não significa que eles estão necessariamente confortáveis!

Se o seu gato não é mais jovem (7 anos ou mais), fique atento a um culpado comum que aparece em gatos mais velhos - a Síndrome da Disfunção Cognitiva. Alguns dos sintomas incluem confusão e miados noturnos, portanto, discuta essa possibilidade também com o seu veterinário.

5. Para indicar estresse

Miados em excesso, especialmente durante o dia, podem significar possíveis perturbações ou mudanças no ambiente de seu gato. Uma nova casa, um novo animal de estimação ou um novo bebê podem disparar o alarme na mente de seu companheiro peludo.

Portanto, esteja atento a qualquer mudança e tente deixá-lo à vontade, oferecendo-lhe mais atenção e um bom tempo de silêncio.

Por curiosidade, as raças de gatos que miam mais são: Siamês, Shorthair oriental, Maine Coon e Gatos de Bengala.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.