O que é disbiose intestinal em animais de estimação? Médica veterinária explica
Por Dra. Joyce Magalhães em NotíciasVocê sabia que a função intestinal vai muito além de simplesmente processar alimentos, já que o intestino tem relação desde o sistema imunológico até o apetite e o humor?
Olha que interessante, estudos afirmam que filhotes que nascem de parto normal possuem mais bactérias "do bem" no intestino, ocorre o contato deles com as bactérias intestinais e vaginais da mãe.
O intestino faz parte do sistema imunológico e funciona como uma grande barreira eletiva, impedindo a entrada de toxinas e bactérias, por exemplo.
Quando ocorre a disbiose intestinal, essa barreira se " degrada", quando isso acontece, ocorre um processo inflamatório que pode desencadear diversas doenças, inclusive ansiedade e depressão, pois a saúde intestinal está diretamente ligada à saúde mental, já que em torno de 80% do hormônio do bem-estar, a serotonina, é encontrada no trato gastrointestinal, também conhecido como "segundo cérebro". Em estado crônico de estresse, a produção desse hormônio pode ser reduzida, promovendo alterações de humor.
Mas o que pode causar essa disbiose intestinal?
- Estudos afirmam que uma dieta inadequada pode fazer com que as bactérias presentes no intestino produzam compostos causadores de câncer e inflamação.
- Uso indiscriminado de antiácidos (omeprazol), antibióticos e antinflamatórios, um motivo e tanto para não medicar seu animal sem prescrição do médico veterinário
- Doenças degenerativas (câncer, leishmaniose, problemas renais, entre outros).
Qualquer que seja a situação do seu animal nesse momento, saudável ou doente, é imprescindível cuidar da saúde intestinal.
Já pensou em mudar a alimentação do seu cão? Oferecer alimentação natural ou saber se a ração que ele come oferece tudo que ele precisa? Conta para a gente aqui nos comentários.