O que é disbiose intestinal em animais de estimação? Médica veterinária explica

Por
em Notícias

Você sabia que a função intestinal vai muito além de simplesmente processar alimentos, já que o intestino tem relação desde o sistema imunológico até o apetite e o humor?

Olha que interessante, estudos afirmam que filhotes que nascem de parto normal possuem mais bactérias "do bem" no intestino, ocorre o contato deles com as bactérias intestinais e vaginais da mãe.

O intestino faz parte do sistema imunológico e funciona como uma grande barreira eletiva, impedindo a entrada de toxinas e bactérias, por exemplo.

Quando ocorre a disbiose intestinal, essa barreira se " degrada", quando isso acontece, ocorre um processo inflamatório que pode desencadear diversas doenças, inclusive ansiedade e depressão, pois a saúde intestinal está diretamente ligada à saúde mental, já que em torno de 80% do hormônio do bem-estar, a serotonina, é encontrada no trato gastrointestinal, também conhecido como "segundo cérebro". Em estado crônico de estresse, a produção desse hormônio pode ser reduzida, promovendo alterações de humor.

Mas o que pode causar essa disbiose intestinal?

- Estudos afirmam que uma dieta inadequada pode fazer com que as bactérias presentes no intestino produzam compostos causadores de câncer e inflamação.

- Uso indiscriminado de antiácidos (omeprazol), antibióticos e antinflamatórios, um motivo e tanto para não medicar seu animal sem prescrição do médico veterinário

- Doenças degenerativas (câncer, leishmaniose, problemas renais, entre outros).

Qualquer que seja a situação do seu animal nesse momento, saudável ou doente, é imprescindível cuidar da saúde intestinal.

Já pensou em mudar a alimentação do seu cão? Oferecer alimentação natural ou saber se a ração que ele come oferece tudo que ele precisa? Conta para a gente aqui nos comentários.

Receba nossas notícias no Whastapp! Entrar no grupo

Movida pelo amor à profissão e focada em resultados, fez graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2004), Acupunturista e Anestesiologista, possuí mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí (2006) e doutorado em Biotecnologia da saúde pelo RENORBIO - UFPI pela Universidade Federal do Piauí (2012). Foi professora adjunto da Universidade Estadual do Piauí, Faculdade Maurício de Nassau e do Instituto de Ensino Superior Múltiplo, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Instituto de Ensino Superior Múltiplo. Atualmente é sócia-proprietária da Bichos e Mimos Clínica Veterinária e Hotel, responsável pelo setor de Anestesiologia e Unidade de Cuidados Intensivos. Coordena o projeto “Mimar é o Bicho” que consiste na realização de atividade assistida por animais em colônias de férias e escolas, oferece treinamentos e consultoriais para profissionais do segmento pet. Idealizadora do projeto cápsulas de amor, que consiste no tratamento da saúde emocional do paciente assistido, através do toque,  musicoterapia e contação de histórias, que são capazes de transmitir ao animal sensação de acolhimento e amor, melhorando o sistema imunológico. Colunista do portal O Dia, Cidade verde, portal vegpedia, revista saúde premium e portal utilitá. Participa semanalmente do quadro sobre cães e gatos na rádio RJ "Vida Animal" e na Boa Fm no quadro "Hora do Pet", é destaque no mercado pet, única médica veterinária indicada pelo guia local Indica. Co-autora dos livros Empreendedoras de Alta Performance e Maravilhosamente.

Telefone de contato (86) 988030596  / 32371393