9 curiosidades sobre os lulus da pomerânia, uma das raças caninas mais fofas do mundo

Por
em Dicas

Famosos pela pelagem única, aparência fofa e alegria ilimitada, os Lulus da Pomerânia são excelentes cães de companhia que adoram estar sempre por perto de seu tutor.

Também conhecidos como ‘Zwergspitz’ ou Spitz-alemão-anão, os lulus compartilham ancestrais e traços vagamente comuns da categoria de cães Spitz.

Segundo o portal de notícias Mom, trata-se de uma categoria de raças de cães assemelhados em forma ao lobo, caracterizados pela pelagem dupla, orelhas eretas e focinho pontudo. As raças que compõem o grupo são dos mais variados portes, à exemplo do akita e o spitz japonês.

1. Lobinho em miniatura

Boa parte dos Spitz descendem de raças antigas que vieram das regiões árticas. Como cães spitz, os lulus - a menor das raças desta categoria - estão relacionados a raças como Akitas, Huskies, Malamutes e Samoiedas.

2. Cães coloridos

Algumas raças de doguinhos vêm em apenas uma cor de pelagem. Outras têm duas ou três. Os pomeranos possuem uma das mais variadas opções de cores em uma raça.

De acordo com o American Kennel Club, são 23 cores e combinações aceitas, incluindo castor, preto, preto e castanho, azul, azul e castanho, azul merle, sable azul, chocolate, chocolate e castanho, creme, sable creme, laranja, sable laranja, vermelho, zibelina vermelha, tricolor, branca, zibelina, zibelina, preta e tigrada, tigrada azul, merle chocolate e zibelina chocolate. Uau!

3. Batizados em referência à uma região do Mar Báltico

A região conhecida como Pomerânia encontra-se na costa sul do Mar Báltico e se espalha por parte da Alemanha e parte da Polônia. Os Lulus da Pomerânia levam o nome deste lugar porque a raça foi amplamente desenvolvida lá, embora os ancestrais desses cães sejam originários da Islândia.

4. Um lulu observou Michelangelo pintar a Capela Sistina

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, o grande escultor, pintor e representante da Renascença tinha um pomerano de estimação.

Diz a lenda que enquanto Michelangelo pintava o teto da Capela Sistina, seu cãozinho o acompanhava sempre por perto, deitado em um travesseiro de seda, de olho no trabalho do ‘mestre’.

5. Vitória, a rainha da Inglaterra, tornou os lulus populares

Antes de 1888, os pomeranos eram uma raça pouco conhecida. Mas aquele foi o ano em que a rainha Vitória fez uma viagem fatídica para a Itália, onde adotou seu primeiro lulu, Marco, e se apaixonou pela raça.

À medida que a Rainha da Inglaterra mostrava seu doguinho para o público, seus súditos começaram a querer adotar também e a popularidade da raça explodiu.

A monarca também foi responsável por desenvolver os pomeranos modernos que conhecemos hoje. Na época, eles eram muito maiores (pesavam cerca de 9 quilos), e mais parecidos com seus primos Akita e Samoieda.

6. O famoso presidente americano Theodore Roosevelt, teve um lulu da pomerânia

Teddy Roosevelt possuía muitos animais, incluindo papagaios, pôneis, porcos, coelhos, gatos e muitos cães. Um desses cães era um lulu chamado Gem.

Não se sabe muito sobre ele, mas em uma carta a seu filho, Kermit, Roosevelt disse que queria presentear o cachorro para um membro da família. "[...] Vamos dá-lo ao tio Will”, escreveu.

7. Dois spitz pomeranos sobreviveram à tragédia do Titanic

Havia vários animais a bordo do navio RMS Titani, incluindo centenas de pássaros, gatos e cães. De todos os animais, incluindo pelo menos 12 cães de estimação, apenas três sobreviveram quando seus donos os trouxeram para os barcos salva-vidas. Dois dos três eram pomeranos, enquanto o terceiro era pequinês.

Elizabeth Rothschild era dona de um dos lulus.Rothschild se recusou a embarcar no bote salva-vidas sem seu cachorro. Margaret Bechstein Hays possuía Lady, o outro lulu. Hays envolveu Lady em cobertores e a levou a bordo do bote salva-vidas nº 7 em segurança.

8. Uma das raças preferidas dos EUA

De acordo com as estatísticas de registro do AKC, os spitz pomeranos estão entre as 20 raças mais populares da América do Norte. Eles estão atualmente em 19º lugar de 177 raças reconhecidas e registradas.

9. O cão ‘mais bonito do mundo’ é um pomerano

Boo é o autoproclamado "Cachorro mais bonito do mundo", e indiscutivelmente o mais famoso lulu de todos os tempos.

Com seu corte de cabelo curto e único, além do rosto fofo e macio, Boo conquistou a Internet no início de 2010 graças ao Facebook e YouTube. A popularidade de Boo acabou dando a ele a chance de viajar pelo mundo e até mesmo "lançar" um livro.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.