10 razões pelas quais os gatos são excelentes animais de estimação para você adotar agora mesmo

Por
em Dicas

Pensando de forma simplista, a humanidade é dividida entre aqueles que preferem cães e tantos outros que preferem gatos. Há quem ame igualmente os dois (e alguns bobos que não preferem nenhum).

De toda forma, qualquer pet escolhido será um ótimo companheiro para toda a família. No entanto, se você carrega consigo um certo preconceito com gatos, estamos aqui para desconstruir isso.

Abaixo, selecionamos do site Fresh Pet 10 razões pelas quais os gatos são excelentes animais de estimação. Confira!

1. Bichanos são quietos

Se o barulho é uma preocupação para você, saiba que os gatos são uma ótima escolha de animal de estimação. Mesmo o latido mais baixo provavelmente será muito mais alto do que o miado mais insistente.

Dependendo do gato, você pode precisar se preocupar com outros ruídos, como arremessar coisas no chão ou subir em cima dos móveis, ainda assim barulhos mais silenciosos do que a média.

2. Poucos gastos específicos

Comparados aos cães, os gatos são animais de estimação de baixa manutenção. Não requerem treinamento formal, não precisam ser tirados de casa várias vezes ao dia e podem até cuidar da autolimpeza básica.

É claro que os gatos de pêlo comprido ainda precisam de uma escovação regular, mas provavelmente envolverá menos escovação regular do que os cães de pêlo comprido.

3. Adaptação rápida em casa

Um dos maiores desafios que os donos de cães precisam enfrentar é o processo de adestrar um novo filhote.

Os gatinhos, por outro lado, geralmente sabem como usar a caixa sanitária assim que você os traz para casa. Tudo que você precisa fazer é mostrar a eles onde está, e eles o usarão instintivamente.

4. Ótimos em apartamentos

Quando se trata de animais de estimação em apartamentos, os gatos costumam ser mais adequados do que os cães. Em comparação com os cachorros, os felinos requerem menos espaço e podem aproveitar melhor o espaço vertical.

Mesmo em apartamentos com pequena metragem quadrada, você pode tornar o espaço confortável para gatos adicionando diferentes níveis verticais. Além disso, como usam caixas sanitárias, não precisam ser levados para fora várias vezes ao dia - algo que pode ser demorado se você mora em um prédio grande.

5. Custam menos para cuidar

Os veterinários tendem a concordar que o custo geral com cuidados felinos é menor do que com cães de médio ou grande porte. Isso ocorre porque eles exigem menos comida, menos brinquedos e têm custos gerais de limpeza mais baixos.

6. São independentes

Uma das melhores coisas sobre os gatos é que eles são criaturas muito independentes. Ao contrário dos cães, que exigem um alto nível de atenção a cada dia, os gatos ficam muito felizes em ter tempo para si.

Na verdade, os gatos dormem cerca de 15 horas por dia, então você não precisa se preocupar com a possibilidade de eles ficarem entediados quando você estiver no trabalho.

Quando você está em casa, os bichanos também ficam mais propensos a se contentar apenas em estar em sua companhia, enquanto os cães podem exigir toda a sua atenção.

7. Alta expectativa de vida

Qualquer tutor sabe que perder um animal de estimação é um baque, difícil de lidar e superar. Felizmente, os gatos têm uma expectativa de vida bastante longa.

A expectativa de vida média de um felino é de 12 anos, mas não é incomum que eles cheguem atinjam os 20.

8. Bons para a sua saúde

Estudos demonstraram que os gatos têm um efeito calmante sobre seus donos, desde a ação calmante de acariciar até o ronronar que ajuda a adormecer.

Os gatos podem até contribuir para a redução da pressão arterial e o risco de ataque cardíaco. Um estudo científico conduzido ao longo de 10 anos mostrou que os donos de felinos tinham 30% menos probabilidade de morrer de ataque cardíaco ou derrame do que os ‘não-donos’.

9. Reduzem o risco de alergia

Um estudo do National Institutes of Health descobriu que crianças menores de um ano que foram expostas a um gato eram menos propensas a desenvolver alergias.

A parte interessante é que isso não se limitava apenas a alergias a animais de estimação, mas a todos os tipos de alergia. Parece que a exposição a gatos protege as crianças não apenas contra alergias a animais de estimação, mas também contra outras alergias comuns, como ácaros, ambrósia e grama.

10. Mantém pragas indesejadas fora de casa

Os gatos são programados para perseguir, caçar e atacar suas presas, o que os torna perfeitos para manter sua casa livre de pragas indesejadas - sejam ratos, insetos ou qualquer outra coisa.

Mesmo sua presença pode ser um impedimento para roedores, pois seu cheiro pode agir como um repelente!

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.