VÍDEO: 10 raças de gatos com olhos azuis

Por
em Comportamento

Confira no vídeo abaixo, apresentado pela nossa redatora Ana Carolina Câmara:

Na hora de adotar um gatinho, muitas pessoas procuram por algumas características específicas deles, como a pelagem e a cor dos olhos, que são muito valorizadas.

Olhos azuis em felinos, por exemplo, são ocasionados pela falta de pigmentos, que deveriam ter se desenvolvido na sexta semana de gestação dos filhotes, com a produção de melanina.

Algumas raças de gatos com olhos azuis têm um gene de albinismo recessivo, o que significa que eles sempre terão olhos azuis brilhantes. Em outras raças também há um gene extra que bloqueia a cor da pelagem, o que significa que esses gatos não terão apenas olhos azuis, mas também serão brancos.

Separamos abaixo 10 raças de gatos com olhos azuis. Confira!

1. Balinês

O gato balinês é conhecido pela sua pelagem longa, fina e lisa, facilmente confundível com os gatos siameses.

Além dos olhos azuis absolutamente marcantes, esses felinos possuem cores claras e manchas bem determinadas pelo corpo.

2. Birmanês

Ou birmaneses (Sagrado da Birmânia), são gatos descendentes dos felinos venerados como deuses entre os séculos XV e XVI nos antigos templos budistas da Birmânia, onde hoje fica a nação de Myanmar.

Em geral, o pelo do gatinho birmanês é bem sedoso, variando de médio a longo. A pelagem é mais clara no corpo e mais escura nas extremidades, como as patas e o rosto, garantindo-lhe um visual único, como bem ocorre com os siameses.

3. Himalaio

Os gatos himalaios possuem uma estrutura óssea surpreendentemente forte. Adoram brincar e se divertir pela casa, por mais simples que sejam as brincadeiras.

De toda forma, não é um bichano que gosta de saltar em qualquer lugar. Eles têm patinhas grandes e firmes, um corpo curto e robusto, e, apesar disso, preferem ficar tranquilos brincando no solo do que se envolvendo em aventuras com saltos e muita adrenalina.

As pernas dos gatos himalaios são curtas e grossas, combinando bem com o corpo redondo e maciço. Suas orelhas são pequenas, o nariz achatado e o pescoço tende a ser encurtado. Uma família adotiva precisa saber que esse felino adora atividades físicas desde a mais tenra idade.

4. Javanês

Uma companhia vocal e amável, o Javanês também requer poleiros altos para combinar com suas habilidades atléticas como saltador poderoso.

O pelo do Javanês não é muito longo mas médio em comprimento. Para ver o comprimento, veja o pelo da cauda. A pelagem é bem macia e sedosa não tendo subpelagem. No Javanês, as extremidades podem apresentar evidência de faixas rajadas assim como padrões em escama de tartaruga limitados às extremidades.

5. Ragdoll

Conhecida como uma raça de gatos que se comporta muito parecido com cães, os ragdolls são altamente treináveis, algo que não é muito comum quando falamos de felinos domésticos.

Truques como pegar a bolinha podem ser facilmente ensinados com a técnica do reforço positivo. Eles são gatos bastante dóceis e cheios de energia e se dão muito bem com crianças e outros animais - inclusive cachorros.

6. Siamês

Os gatos siameses são considerados gatos muito sociáveis e leais. Eles adoram brincar, são muito apegados aos humanos e procuram fazer parte das atividades diárias deles.

Siameses adoram adultos, crianças - e conseguem acompanhar bem o ritmo delas, principalmente quando filhotes - e se dão bem com outros animais também.

7. Snowshoe

O Snowshoe é um lindo gatinho com uma aparência bastante característica: sua pelagem escura no rosto forma um tipo de “máscara” que realça o seus olhos azuis e nas patas há manchas brancas que parecem “botinhas”.

É uma raça relativamente nova, pois a maior parte do que se sabe sobre ele é da década de 60, na região da Filadélfia (Pensilvânia), quando uma ninhada de Siameses nasceu com esse padrão de pelagem diferente.

8. Tonquinês

O Tonquinês, também conhecido como Tonkinese ou apelidado carinhosamente de Tonks, é uma raça que quebra o paradigma de que gatos são indiferentes ou independentes. Essas bolas de pelo são incrivelmente carinhosas e apegadas aos seus pais humanos.

O Tonks possui pelagem curta, sedosa e coloração em degradê. São gatos de porte pequeno que não aparentam ser tão pesados, mas esses danadinhos podem chegar aos 6Kg. Muitas raças que conhecemos hoje foram criadas a partir do Siamês e com o Tonquinês não foi diferente.

9. Angorá turco

De modo geral, o Angorá Turco é um gato de porte médio. Ele tem corpo esbelto e comprido com estrutura óssea fina.

Ele é um gato musculoso e não deve parecer magro ou emaciado. As orelhas do Angorá Turco são altas assim como seus olhos ligeiramente oblíquos. As pernas traseiras são maiores do que as dianteiras. Este elegante gato parece sempre estar em alerta, ativo e orgulhoso dele mesmo.

10. Ojos Azules

Esta raça de gato de olhos azuis é incrivelmente bonita e também é a raça mais rara da lista. Seu nome significa 'olhos azuis' em espanhol e há apenas um punhado desses gatos no mundo. O que significa que ter um está fora de questão.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.