Cão ‘meliante’ faz xixi no sofá e coloca almofada em cima para esconder (vídeo)

Por
em Notícias

Um cachorrinho esperto fez xixi no lugar errado e colocou uma almofada em cima para esconder o “crime” enquanto sua dona dormia. E ela só percebeu esse comportamento por meio das câmeras de segurança instaladas em sua casa.

Acredita-se que a atitude do cãozinho era tanto para escapar de uma possível punição quanto para demarcar o território.

Sua dona, a Sra. Li, disse ao portal Daily Mail que adotou Oreo depois de encontrá-lo abandonado em uma lixeira pública um dia depois de seu nascimento.

Ela o considera muito extrovertido, enérgico e travesso. Resumindo: um fofo!

Sra. Li conta que assistiu ao vídeo várias vezes para descobrir por que o colchão favorito de seu cachorro misteriosamente estava no sofá em vez de permanecer no chão.

Oreo acabou puxando o tapete com as patas e o moveu com sucesso para cima da mancha de xixi.

'Eu fiquei brava e me diverti ao mesmo tempo quando estava assistindo ao vídeo', disse Li.
'Eu estava brava porque ele tinha sido travesso e feito xixi no sofá. Mas também achei que ele era muito inteligente em cobrir a área com alguma coisa. Eu achei sua ação muito fofa.', completou.

Ela acrescentou que não puniu Oreo desta vez.

A mamãe do pet disse que ficou confusa quando viu a cama de Oreo no sofá depois que ela se levantou, então, decidiu olhar as imagens de vigilância para descobrir o que havia acontecido. Confira no vídeo abaixo:

No entanto, essa atitude de cobrir o xixi é instintiva aos doguinhos, que quando estão ao ar livre costumam fazê-lo com a terra.

O que dizem os especialistas

Os cães escondem seus resíduos com folhas, gravetos, terra ou outros materiais naturais para evitar serem caçados por seus inimigos ou marcar seu território, de acordo com Wag!, um site com sede nos Estados Unidos que se concentra em serviços de treinamento e atendimento veterinário.

Caroline Clark, especialista em comportamento animal, pensou que Oreo provavelmente estava criando uma 'proteção' para si mesmo para marcar seu território.

“É mais provável que ele tenha acordado (provavelmente porque precisava fazer xixi). Depois de fazer, ele decidiu que queria ficar mais confortável e pulou no sofá, usando sua cama para criar um lugar aconchegante e confortável para descansar.”, disse ela ao Daily Mail. "É possível que ele tenha se sentido atraído pelo cheiro de sua própria urina, pois ela pode ser usada para marcar o território de um cachorro.".

Outra especialista em comportamento animal britânica, Rosie Bescoby, sugeriu que o comportamento de Oreo poderia ser uma resposta fisiológica ao pânico ou estresse, pois seu dono não estava presente.

Ela disse ao MailOnline que cães ansiosos podem se sentir melhor 'cercando seu ambiente com seu próprio cheiro e escolhendo urinar em áreas impregnadas com o cheiro do dono'.A Sra. Bescoby também alertou os donos de cães contra punir seus animais de estimação por comportamentos semelhantes em sua ausência.

“Mandar o cão ficar de castigo na caminha simplesmente irá aumentar a ansiedade do cão quando deixado sozinho, pois eles antecipam uma resposta desagradável quando o dono voltar, sem abordar a ansiedade subjacente em primeiro lugar”, acrescentou ela.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.