Daisy, a gata que espera o dono todos os dias na porta para um super alongamento

Por
em Notícias
A prática, que inicialmente foi incentivada pelos donos, hoje faz parte da rotina da felina que faz questão de lembrar os donos diariamente de alongá-la.

Os gatos podem parecer preguiçosos e descansados para algumas pessoas, mas a gatinha Daisy prova o contrário ao manter uma rotina de alongamentos. Com a ajuda do dono chamado Callen, de Bloomington, Indiana, (EUA), a gatinha, que já tinha o hábito de esticar as patinhas bem alto, fica em pé e se apoia no dono enquanto ele segura suas patas e ela se curva para trás, alongamento muito bem as costas.

Os momentos fofos são registrados por Sydney Honeycutt, mãe de Daisy e companheira de Callen. Segundo Sydney, o casal começou a alongá-la depois de ver alguns vídeos no TikTok de donos ajudando os seus gatinhos a alongarem, que aparentemente adoravam o incentivo. O casal decidiu, então, testar a prática com Daisy - que não só aprovou, como passou a solicitar que o alongamento seja feito diariamente.

“Desde que Daisy era pequena, percebemos que ela sempre alcançava o céu quando você a pegava. Claro que achamos isso adorável! Mas depois de ver alguns posts no TikTok sobre como ajudar seu gato a se esticar empurrando por baixo de seus braços quando eles os levantam, Callen decidiu tentar isso com Daisy quando ela levantasse as patas!”, disse Sydney ao The Dodo.
“Cada vez que Callen chega em casa, Daisy espera em nossa cadeira mais próxima à porta para que ele a cumprimente e dê um abraço nela. É sempre seguido por um 'Ooooh grande alongamento' de Callen ou eu. Daisy fica animada com isso! Ela se antecipa sempre que Callen entra pela porta”, contou Sydney.

Embora o casal afirme que Daisy não fica chateada caso o alongamento não aconteça assim que eles chegam em casa, ela fica em volta deles até que um dos humanos finalmente o faça. Questão de saúde, né gente? Fica aí o exemplo da Daisy, não deixem de se alongar!

Veja o vídeo:

Por que os gatos se alongam?

O pesquisador Andrew Cuff, com pós-doutorado em anatomia no Royal Veterinary College, em Londres, disse que um dos principais motivos dos gatos se alongarem é a sensação boa e o aumento do fluxo sanguíneo. Os gatos dormem cerca de 12 a 16 horas por dia.

Quando os humanos dormem, o cérebro paralisa a maioria dos músculos do corpo para impedir que as pessoas fiquem sonambulas. A mesma coisa acontece com os gatos durante as sonecas, o que evita que o gato saia do sofá ou de qualquer lugar que esteja dormindo.

"Os gatos se alongam para fazer seus músculos se moverem novamente após períodos de inatividade, estejam eles sentados ou dormindo", disse Cuff ao Live Science.
"Conforme você se alonga, ele ativa todos os músculos e aumenta a pressão arterial, o que aumenta a quantidade de sangue que flui para os músculos e também para o cérebro", disse Cuff. "Isso ajuda você a acordar e deixá-lo mais alerta."