Laço amarelo amarrado em coleira de cachorro: significado e alertas

Por
em Cães

Você já ouviu falar do movimento educacional global, Yellow Dog Project? Segundo o Animal Channel, esse projeto visa ensinar as pessoas a entenderem e a lidarem o melhor possível com seus cães. Evitando situações indesejadas e minimizando a ansiedade e agressividade do cachorro.

Os cães, assim como os humanos, tem temperamento e personalidade diferentes entre si. E muitas vezes, nem todos são sociáveis e desejam fazer novas amizades. Tendo necessidade de mais espaço, muitos pets rejeitam qualquer tipo de toque ou fala.

E para facilitar a comunicação dos donos com pessoas desconhecidas, o movimento apoia a rotulação do cão com a cor amarela. Podendo utilizar a coleira ou a guia na cor ou simplesmente um laço ou fita amarela amarrada.

Quando usar a cor amarela no seu cachorrinho?

Se o seu pet está com problemas de saúde, passou por uma cirurgia ou teve um forte estresse recentemente. E também se ele sofre com problema de ansiedade ou está em treinamento.

Uso de medicamento faz com que o comportamento negativo do cão fique fora do controle do proprietário

Quando se está sob efeito de esteróides, humanos ou animais podem ter efeitos colaterais. Os cães tendem a ficarem nervosos, deprimidos, ansiosos ou perder autocontrole com facilidade. Isso porque os esteróides influenciam na produção hormonal e, consequentemente, nas funções do sistema nervoso.

Como o Yellow Dog Project ajuda na ansiedade dos cães?

O projeto proporciona um espaço seguro para a interação dos cães com os humanos. Evitando situações nocivas para os cães que estejam utilizando a etiqueta amarela. E também incentiva o dono a respeitar o espaço do seu cão, caso ele não queira interagir com outros cães ou pessoas.

Como se aproximar de um cão que você achou fofo na rua?

Os cães podem interpretar errado alguns comportamentos dos humanos. Por isso fique atento a essas três dicas quando for cumprimentar um cãozinho na rua ou parque.

1. Contato visual

Nunca olhe diretamente para os olhos do cachorro pois eles consideram uma atitude agressiva. Mesmo que o peludinho aparente ser amigável, não mantenha os olhos nele por muito tempo.

2. Voz e ruído

Os cães tem uma audição avantajada, por isso, fale devagar e baixo. Assobios ou outras vozes altas, que às vezes são usadas para atrair a atenção dos cães por seus donos, podem assustar um animal desconhecido ou causar agressão.

3. Posição corporal

Não tenha movimentos abruptos. Ficar sentado é uma opção, pois o cão não terá impressão de uma aparência assustadora, caso você estivesse de pé. Mas isso quando não houver um risco de ataque, pois se o cão for brabo você precisará dar um passo para trás rapidamente.

Sempre antes de se aproximar de algum cachorro observe se ele não possui algum acessório na cor amarela, indicando problemas comportamentais.

Vídeo: Cadela sai para fazer xixi e volta com GATO abandonado que resolveu ADOTAR

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube