Cachorro filhote que não consegue andar se torna ativo e brincalhão

Por
em Cães

Em uma tarde chuvosa de 2017, uma mulher foi buscar o seu filho na escola e ao cruzarem em um parque na cidade de Sacramento, Califórnia, Estados Unidos, encontraram dois filhotes de cachorros abandonados.

Sem perder tempo os dois levaram os filhotes para o abrigo de animais SPCA de Sacramento.

A maldade humana é assustadora, por sorte, existem pessoas do bem que amenizam o sofrimento alheio. E mãe e filho generosamente deram um novo rumo a vida de dois filhotes que encontraram abandonados enroladinhos em um cobertor encharcado.

Os pobrezinhos estavam gelados, e num ato de humanidade, os recolheram da rua e os levaram a uma ONG. Chegando no abrigo, um não resistiu e morreu, e o outro foi aquecido, alimentado e medicado para poder se restabelecer.

O filhote sobrevivente foi nomeado Petey, e tinha um mês de vida. E por mais que estivesse sendo bem cuidado, não dava indícios de caminhar.

"Ele não conseguia ficar de pé ou andar sem cair", disse Sarah Varanini, coordenadora de adoção para Sacramento SPCA, ao The Dodo. "No início, não tínhamos certeza se isso era resultado de desnutrição, doença ou defeito congênito."

Com muitos exames e avaliações, descobriram que o filhote tinha hipoplasia cerebelar - uma condição neurológica em que o cerebelo não está totalmente desenvolvido.

A causa da doença pode ser genética ou infecções na mãe durante o desenvolvimento do feto. Não há tratamento, mas os sinais não pioram e os cães afetados têm expectativa de vida normal.

Aos poucos o cãozinho começou a aprender a lidar com suas limitações e apesar de sua deficiência, é um cachorrinho muito ativo e brincalhão.

"Petey aprendeu a ficar abaixado ao se mover de uma área para outra", disse Elizabeth Westphal-Thomson, coordenadora de resgate em Sacramento SCA e mãe adotiva de Petey, ao The Dodo. "Ele também aprendeu a ficar em uma posição 'deitada' ao comer ou beber, de modo que é menos provável que tombe."

Vídeo: Cachorro e gato pedem pizza pelo WHATSAPP e atendente se apaixona

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube