Cães cercados por lava são salvos por ativistas anônimos que arriscam suas vidas em resgate ousado; assista ao vídeo

Por
em Proteção Animal

Um grupo de homens desconhecidos chamados de “Equipe A”, afirmam ter resgatado quatro cães que estavam presos em La Palma, nas Ilhas Canárias da Espanha, após um vulcão entrar em erupção. Acontece que a ONG Leales.org estava planejando um resgate com drones equipados com redes para que os cães pudessem sair da ilha sobrevoando.

O mistério da operação iniciou quando a ONG não encontrou mais os quatro cachorros que estavam fugindo da lava. Segundo Leales.org a tal ‘Equipe A’ acessou o local e levou os cães. Deixando somente uma placa informando que os animais estavam seguros.

O site Leales.org confirmou que um drone detectou pegadas na área e que um vídeo anônimo foi enviado a eles.

Eles disseram que o motivo foi a incapacidade e os obstáculos das autoridades. Despertando em ativistas anônimos a necessidade de acessar a área cercada por lava solidificada para o resgate dos cães.

A empresa Aerocameras, operadora de drones, sobrevoou o local e tentou encontrar os animais. 'Depois de realizar uma inspeção exaustiva da zona de exclusão onde os cães deveriam estar, nossos drones não encontraram nenhum vestígio deles ', confirmando que a missão havia sido cancelada.

Por enquanto, o status dos animais é desconhecido e proprietários de outros animais receberam pedidos para fazer vídeos públicos solicitando o paradeiro.

O drone no vídeo enviado anonimamente para Leales.org é um modelo fantasma 3, de acordo com especialistas que trabalharam para determinar a origem do vídeo.

Os indivíduos do grupo A ainda não foram identificados.

“A plataforma de direitos dos animais suspeita que o dono do vídeo tem conhecimentos para aguentar gravação de temperatura e está perfeitamente ciente das áreas mais solidificadas ou frias”, disse um especialista em drones.

O resgate ousado significa uma boa notícia para os cães. Mas a ONG está preocupada com a saúde dos mesmos, já que podem ter inalado muita fumaça durante os dias em que ficaram cercados por lava.

O grupo misterioso pode ter de enfrentar um processo e uma multa pesada por violar a área proibida ao redor do vulcão sem permissão. De acordo com as leis da Agência Estatal de Segurança da Aviação, a multa por violação do espaço aéreo restrito pode variar de 6.000 a 250.000 euros.

Segundo informações obtidas pelo dailymail, os quatro indivíduos teriam viajado de barco de suas casas em Tenerife para chegar até a ilha. Um dos integrantes do grupo utilizou as redes sociais para divulgar imagens perto da lava.

“Tivemos que nos cobrir para escapar furtivamente do exército e da polícia. Foi uma missão cheia de bloqueios de estradas, onde buscamos os animais na escuridão”, relatou o suspeito.

Em outra imagem, ele acrescentou: “Peguei um avião, um carro alugado, uma balsa e uma caminhada noturna de cinco horas ao redor dos bloqueios de estradas do exército, mas conseguimos”.

As imagens que o grupo tirou foram usadas por oficiais da Guarda Civil em La Palma para identificar o grupo temerário.

Outra foto postada em seu Instagram mostrava uma barreira com as palavras “Atenção estrada interditada”. A Guarda Civil ainda não fez nenhum comentário oficial.

A emissora de TV espanhola La Sexta disse que a polícia identificou os homens em um relatório enviado a funcionários do governo e promotores propondo possíveis acusações de desobediência.

O grupo ainda não foi oficialmente processado. O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no dia 19 de setembro onde mais de 1.880 acres de terra e 2.000 edifícios foram destruídos até o momento desta reportagem.

Nenhuma morte foi relatada devido as evacuações que foram feitas pela polícia, que garantiu que a população ficasse longe da área afetada o mais rápido possível.

A temperatura da lava vulcânica causou inúmeros danos e foi estimada em 1.075 graus Celsius.

Apesar dos pesares é um alívio saber que todos saíram sãos e salvos.

Confira o vídeo pelo drone que entregava água e comida aos cães.

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.