Gato de estimação se recusa a deixar túmulo de tutor e vídeo comove a web

O felino não aceita a partida daquele que o amou e cuidou.

Por
em Comportamento

No dia 18 de setembro de 2017, moradores de Langkawi, Kedah, na Malásia, filmaram uma cena comovente, após um homem da rede de contato desses indivíduos presentes no vídeo ter falecido e um gatinho branco de rua roubar a cena no sepultamento.

O gato apareceu no cemitério da Mesquita Kelibang e começou a rolar e cavar a terra em cima do túmulo.

De acordo com amigos e familiares do morto, enquanto era vivo, o homem adorava gatos e resgatava animais de rua e os levava para casa.

Então todos acreditam que o felino que apareceu no cemitério era um dos vários que haviam sido resgatados por ele.

Apesar das tentativas de retirá-lo do local, o gato decidiu permanecer lá, recebendo cuidados de outras pessoas que vão até o cemitério todos os dias para alimentá-lo, já que recusa-se a deixar o túmulo.

“Nós o amamos e sentimos muito a falta de nosso amigo. Há muitas lembranças doces que nunca esqueceremos”, disse um dos participantes do funeral ao ViralHog.

Para amenizar o animal da dor de uma perda dentro da família, seja de outro pet ou de um humano, é preciso entender que animais também criam vínculos afetivos. Então confira algumas dicas para ajudar o pet:

1. Não deixe de dar carinho para o animal, mesmo que vocês dois estejam de luto. O pet pode te ajudar a enfrentar isso e vice-versa. Ele precisa entender que não está sozinho.

2. Cuidado com a alimentação, o pet pode começar a comer mais do que o normal ou deixar de comer. E ambas atitudes extremas fazem mal à saúde.

3. Mantenha a rotina do animal normalmente. Uma mudança pode deixá-lo mais confuso e triste, por isso mantenha horários de alimentação, passeios e brincadeiras.

4. Entenda que animais também passam pelo luto. O pet precisa assimilar o que está acontecendo e se acostumar com a nova situação, pois não deixará de sentir falta do dono ou outro animal da noite para o dia.

5. Faça seu pet ter contato com outros animais, isso pode distraí-lo. Mas faça com calma, se incomodar ou estressar o animal.

6. Se precisar de ajuda especializada, não hesite.

E aí, você já passou por uma situação parecida?

Confira o vídeo:

Veja também:

Cachorros e gatos que salvaram vidas humanas

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.