Ucraniana escapa do país para salvar filhos e volta sozinha para resgatar cães

A ativista animal sabia o que precisava ser feito.

Por
em Proteção Animal

Em meio ao conflito entre Rússia e Ucrânia, moradores precisaram escolher o que levariam consigo, ou seja, pouca coisa, entre eles filhos e animais de estimação. Neste sentido, uma ucraniana chamada Marina Dilly precisou se despedir dos filhos, os quais mandou para Polônia, enquanto voltava ao abrigo Shelter Friend Ukraine, onde havia muitos animais dependentes de sua proteção e cuidados.

Marina não está cuidando somente dos animais que já estavam no abrigo, mas também continua resgatando os pets daqueles cidadãos que não conseguiram levá-los na fuga.

“As pessoas continuam abandonando os animais. Recebi muitas ligações de pessoas que deixaram cães acorrentados, trancados em aldeias ou casas de veraneio. O Shelter Friend Ukraine continua trabalhando. Agora estou recolhendo todos os animais que as pessoas estão deixando ou vejo nas ruas. Estamos superlotados, mas continuamos ajudando”, explicou ao jornal The Mirror.

Deixar os animais nem sempre é uma escolha consciente dos tutores, aqui no Amo Meu Pet já publicamos matérias sobre estrangeiros que conseguiram ajuda e aprovação de seu país de origem para voltar para casa com seus animais de estimação.

Cada país possui um regulamento para a entrada de pets. Por exemplo, no Reino Unido precisam ser vacinados, microchipados e tenham comprovante de teste recente negativo para raiva.

De acordo com o The Mirror, a organização PETA está pressionando os governantes a relaxarem estas regras neste momento de caos, em que cidadãos da Ucrânia precisam de refúgio.

Outros países vizinhos, como Romênia, Polônia e Hungria, abriram as fronteiras para os pets. As autoridades polonesas chegaram inclusive a financiar acomodação e vacinação para os bichinhos.

O abrigo tem publicado pedidos de ajuda com mantimentos e principalmente medicamentos para tratar todos os cães necessitados. De acordo com informações obtidas no perfil, o abrigo funciona desde 2012, já salvou mais de 10 mil vidas e atualmente possui 400 cães e 150 gatos.

Também há maneiras de fazer doações. Confira em: shelter_friend_ukraine.

Você também vai gostar deste nosso vídeo:

O caso do cachorro que ama o iFood e mais no Jornalzinho Amo Meu Pet

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.