Abrigo enfrenta decisão angustiante após gata dar à luz a cinco filhotes

Por
em Gatos

Uma triste história comoveu a equipe de resgate do abrigo Wrenn Rescues. Catreena, uma gatinha de pelagem ruiva deu à luz para cinco gatinhos assim que chegou ao abrigo, mas nenhum acabou sobrevivendo.

Catreena foi encontrada na rua extremamente fraca e frágil, além de não ter idade suficiente quando deu à luz a sua primeira cria.

A socorrista Christina ainda estava de férias no Havaí quando começou a planejar formas de salvar a vida da gatinha e de sua ninhada.

“Apresentando a doce mamãe Catreena, que se juntou à minha família hoje”, disse Christina.
“Ela deu à luz cinco gatinhos ruivos no abrigo Devore em 25 de julho”, acrescenta.

Mas infelizmente, após dar à luz, Catreena e seus filhotes ficaram doentes. Isto porque a gatinha era muito nova para ter cria, somado a seu estado de saúde que era de desnutrição.

Mesmo com os cuidados necessários, os gatinhos não tinham muitas expectativas de sobrevivência.

“A mamãe é super magra. Ela está imunda, provavelmente nas ruas por um tempo. Mal posso esperar para engordá-la para que ela possa engordar os bebezinhos. Nomes e sexos em breve, mas de acordo com o abrigo, são três meninas e dois meninos”, detalha.

No dia seguinte o pior acabou acontecendo e os bebês estavam lutando pela sua vida.

“Esta não é a notícia que eu queria compartilhar, mas é a triste realidade de não esterilizar e castrar”, disse ela.

Dois deles pareciam estar bem, no entanto, os demais lutavam contra infecções.

Dias depois, Christina compartilhou a notícia de que nenhum gatinho havia sobrevivido.

Os dois que inicialmente pareciam saudáveis, estavam declinando lentamente.

Foi quando necessitou-se tomar uma difícil decisão, os sacrificar em uma clínica para pararem de sofrer.

"Catreena é um exemplo perfeito de uma gata que precisava ser castrada, e os gatinhos abortaram no momento em que ela entrou no abrigo”, pontua.

A socorrista esclarece que a felina era pele e ossos, além de ter ácaros horríveis na orelha e não ter o corpo formado para dar à luz.

“Ela não chorou lágrimas de felicidade quando um médico colocou bebês em sua barriga. Ela não experimentou os sentimentos humanos de euforia, alegria e amor”, comenta.
“Ela deu à luz cinco gatinhos doentes em um canil frio de metal, com dor e se sentindo um lixo sozinha. Isso não é bonito ou um presente de Deus. É desnecessário e evitável”, complementa a profissional.

Segundo Christina, cenas como essas são as mais angustiantes em um abrigo, já que acabam tendo que lidar com muitas consequências do abandono de animais.

“Você é quem espera o melhor e vive a montanha russa de emoções. Você é o único que perde o precioso sono para dar seus melhores esforços para salvá-los. Você é o único que chora por sua passagem. Você é quem toma as decisões para acabar com o sofrimento que deveria ter sido feito por outros que criaram essa situação. Pobres almas doces não mereciam isso”, escreveu.

Apesar de tudo, Catreena conseguiu se recuperar e pode ser castrada, a fim de evitar novaos filhotes.

“Ela é a garota mais doce de todos os tempos e rola para esfregar a barriga sempre que alguém entra em seu quarto”, observa Christina.
“Acho que depois de dar à luz no abrigo barulhento e frio e ter todos os seus bebês morrendo, ela merece o melhor lar. Ela só quer ser amada!”, finaliza a socorrista.

Protocolo TNR

Para evitar situações tristes como a de Catreena e seus filhotes, foi criado o protocolo CED/ RED/TNR.

Este visa controlar de forma não letal a população de gatos e cachorros que estão na rua, especialmente aqueles que não são mais capazes de socializar com humanos.

A prática já é consolidada em países como Canadá e Estados Unidos.

Nela, colônias de gatos e matilhas de cães são capturados através de armadilhas e então castrados, os animais sociáveis são entregues para abrigos,.

Por outro lado, aqueles adultos que não podem ser socializados são devolvidos ao ambiente que viviam antes.

Redatora.