Pesquisador decodifica músicas cantadas pelos papagaios; significado é a coisa mais doce

Todos os pais podem se identificar com o resultado da pesquisa

Por
em Notícias

Um pesquisador decodificou os sons emitidos por papagaios e descobriu que, por trás de todo canto em meio a sinfonia de notas aleatórias, existe uma mensagem doce emitida por cada um. O resultado da pesquisa foi divulgado pelo portal de notícias The Dodo.

Embora se saiba há muito tempo que os papagaios em cativeiro aprendem e imitam os sons ao seu redor, o pesquisador Dr. Karl Berg estudou como esse processo ocorre na natureza. Ao fazer isso, ele voltou seus olhos para os papagaios de garupa verde, uma espécie de papagaio tagarela nativa das savanas e florestas da Venezuela.

O que o Dr. Berg descobriu foi que os papagaios selvagens não só aprendem novas canções e sons, como também parecem adquirir um som muito importante em particular.

Bastou um pouco de decodificação por parte dos humanos para descobrir isso e se observou que cada papagaio tem uma chamada significativa de sua essência.

Como a pesquisa foi feita?

Para determinar se os filhotes de papagaios aprendiam os sons de seus pais, ou se eles simplesmente os herdavam como instinto, o Dr. Berg precisou fazer famílias de papagaios misturados.

Ele trocou ovos de caixas de nidificação usadas pelos papagaios selvagens em seu estudo, efetivamente tornando-os filhos adotivos.

Com equipamento de gravação, o Dr. Berg monitorou as caixas de nidificação enquanto os pais papagaios chocavam, criavam e – o mais importante de tudo – cantavam para seus bebês.

O resultado?

Dr. Berg descobriu que quando os bebês adotivos começaram a cantar, eles pareciam mais com seus pais adotivos do que com os naturais. Eles estavam aprendendo.

Mais fascinante ainda, a música aprendida de cada bebê variava um pouco das outras, tornando-a um identificador único.

Em outras palavras, a música que aprenderam com seus pais era, em essência, seu próprio nome.

Esses nomes desempenham um papel importante ao longo da vida de cada papagaio, tanto como forma de anunciar quem eles são, quanto para saber quando outro papagaio está falando com eles. Afinal, identificadores exclusivos são úteis.

Os papagaios então não emitem apenas sons programados por instinto, mas sim reflexos melodiosos do cuidado e carinho que receberam de seus pais.

Como nós, humanos, os papagaios escolhem nomes únicos para seus filhotes e eles emitem o som para o resto da vida.

É muita fofura, não é?

Papagaio diz ‘eu te amo’

Os papagaios são conhecidos por serem adoráveis, exemplo disso, foi uma história que contamos por aqui de um que foi filmado por sua tutora dizendo "eu te amo", enquanto acariciava um filhote de labrador preto que acabou de ser adotado.

O papagaio demonstra toda a sua afabilidade com o cãozinho que ele acabou de conhecer e que será o seu companheiro de casa.

Relembre essa história e veja o vídeo, aqui.

Assista também:

O caso do cão LADRÃO DE PELÚCIA e mais notícias no Jornalzinho Amo Meu Pet, o petjornal com memes

Redatora.