Idosa de 71 anos que luta para cuidar de 162 animais sozinha teme futuro do seu abrigo

“Eu não poderia mais aproveitar minha vida sabendo que esses animais sem esperança não têm ninguém para cuidar deles"

Por
em Notícias

Aos 71 anos de idade, a idosa Gorica Angelkovska, que vive na Sérvia, poderia estar descansando, viajando e desfrutando da sua aposentadoria, mas ela preferiu dedicar o seu tempo, a sua atenção, o seu dinheiro e o seu coração para ajudar animais abandonados.

Ao todo, são 162 cães e gatos que foram abandonados e que hoje vivem sob os seus cuidados em um pequeno abrigo localizado em um vilarejo na Sérvia.

Os recursos, a manutenção e todos os cuidados destinados aos animais do abrigo são feitos única e exclusivamente pela idosa, que encontra muitas dificuldades para mantê-lo.

Além de destinar cada centavo da sua aposentadoria para manter os animais seguros, alimentados e limpos, Gorica tem se deparado com grandes desafios para continuar cuidando deles.

Isso porque a idosa, já debilitada, faz tudo sozinha e o duro inverno estabelecido no país dificulta várias situações, desde os cuidados mais simples aos animais à limpeza do local. No último ano, Gorica chegou a quebrar a perna ao cair e se machucar no abrigo.

“Estou sozinha. Fica difícil andar pelo abrigo, limpá-los e alimentá-los. O concreto fica congelado e escorregadio. Caí muitas vezes e temo o que acontecerá com meus cães se eu me machucar”, disse a idosa ao portal de notícias Mirror.

A dedicação da idosa aos animais locais começou quando ela retornou à Sérvia em 2016, após viver 45 anos na Austrália. As péssimas condições que os cães de rua se encontravam a deixaram impressionada, foi a partir daí então que a idosa decidiu que faria tudo o que estava ao seu alcance para ajudá-los.

“Eu não poderia mais aproveitar minha vida sabendo que esses animais sem esperança não têm ninguém para cuidar deles. Seus olhares cheios de desespero me assombraram”, declarou.

Antes de finalmente abrir o seu próprio abrigo devidamente registrado, em 2019, Gorica vendeu tudo o que tinha e comprou um terreno para construir um lar para eles. Logo no início, a idosa recebeu mais de 100 cães no local.

“Eles geralmente passam fome, são desnutridos e maltratados. No inverno, eles estão congelando e tremendo de frio. Já vi com meus próprios olhos pessoas que batem ou gritam para irem embora. Sempre me envolvi, nunca tenho medo de lutar pelos animais”, contou.

Apesar de todos os esforços voltados a ajudar, resgatar e recuperar os animais vítimas de maus-tratos, infelizmente, nem sempre isso é possível. Sozinha e com o rigoroso inverno, tudo fica ainda mais difícil.

“Meu maior medo no inverno é não poder cuidar deles da maneira que merecem. Já é muito difícil para mim levantar baldes, carregar lixo e qualquer coisa pesada. No inverno tudo fica 10 vezes mais difícil. Preciso desesperadamente de uma mão amiga”, expressou Gorica.

Agora, a maior preocupação da voluntária é ter forças para continuar cuidando dos animais, pois se ela chegar a ficar doente, não há ninguém que fará esse trabalho por eles em seu lugar.

“Não posso ficar doente. Não tenho mais ninguém para ajudar e só tenho que continuar. Estou ficando muito velha. Estou muito preocupada em passar este inverno. É difícil encontrar alguém com a mesma motivação e paixão por eles.”

Apesar das dificuldades enfrentadas pela idosa, a instituição de caridade internacional Harmony Fund está buscando apoiadores mensais para patrocinar um trabalhador em tempo integral e ajudar Gorica a manter os cuidados prestados aos animais.

Mesmo sem conseguir prever como serão os próximos acontecimentos, Gorica mantém sua esperança e suas forças no bem-estar dos animais que se recuperam sob os seus cuidados.

“Cães, gatos e eu, estamos sobrevivendo. Seu amor, lealdade e gratidão me dão muita força para continuar. Quando os vejo melhorar, quando seus verdadeiros personagens ganham vida, todas as dificuldades, miséria e tristeza desaparecem. Quero que as pessoas saibam que farei tudo ao meu alcance, até meu último suspiro, tudo que puder, para ajudar o maior número possível de animais”, concluiu a idosa.

Assista também este vídeo:

Pépe Bonner noticia o caso das crianças que brincaram de tourada com cão de rua E MAIS notícias fofas no Jornalzinho Amo Meu Pet