México envia seus amados cães de resgate para ajudar nas buscas por sobreviventes na Turquia

Ao menos 16 doguinhos partiram ao lado de seus treinadores na missão

Por
em Notícias

Após o triste terremoto que derrubou milhares de edifícios na Turquia e na Síria, o México enviou seus amados cães para ajudar na busca e resgate de sobreviventes. A informação foi divulgada pelo secretário de Relações Exteriores, Marcelo Ebrard.

Conforme Marcelo contou em seu perfil no Twitter, ao menos 16 cães viajaram na terça-feira (7), ao lado dos seus treinadores.

“O coração de nossa equipe de resgate está voando para a Turquia”, escreveu.

Além dos cães, foram enviados especialistas em busca e salvamento do exército mexicano, membros da marinha, funcionários do Ministério das Relações Exteriores e membros da Cruz Vermelha.

Junto da publicação, Marcelo compartilhou um vídeo da equipe canina, entre eles, estavam cães das raças Malinois Belgas, Pastores Australianos e Labradores. Vale lembrar que os cães de busca e resgate do México são um símbolo da resiliência do país. A fama surgiu depois de um terremoto ocorrido em 2017 que matou centenas de pessoas na Cidade do México.

Chegada da equipe

Marcelo voltou escrever em seu perfil no Twitter contando que a equipe pousou na cidade de Adana, nesta quarta-feira (8), que fica próxima do epicentro do terremoto.

"A missão de resgate já está Turquia, pousou às 5h47 na cidade de Adana, ponto mais próximo da área afetada pelo terremoto. Os 16 cães serão essenciais para as operações de resgate", escreveu o secretário.

Mais tarde, Marcelo declarou que a equipe foi designada pelas autoridades turcas para apoiar o trabalho de resgate em Adiyaman.

"Equipe mexicana a caminho de Adiyaman, cidade para a qual foi designada pelas autoridades turcas para apoiar o trabalho de resgate em curso", explicou.

Assista o vídeo divulgado por Marcelo:

O terremoto

Na segunda-feira (6), um tremor de magnitude 7,8 atingiu a Turquia, perto da fronteira com a Síria. O maior na região desde 1939, durou mais de um minuto e meio, gerou dezenas de réplicas e também foi sentido em Israel, no Líbano, no Iraque e no Chipre.

A profundidade, de cerca de dez quilômetros, e a duração do tremor são dois fatores que explicam a grande destruição provocada.

Até o momento, foram confirmadas mais de 11 mortes, somando os dois países. Além disso, são contabilizados mais de 50 mil feridos.

Labradora socorrista

Frida foi uma labradora caramelo que fez parte da Marinha. Ela ficou famosa em 2017, por causa dos seus óculos de proteção e botas de cachorro. Quando ela morreu em 2022, uma estátua em tamanho real em sua homenagem foi inaugurada do lado de fora do escritório principal da Marinha na Cidade do México.

Frida resgatou 43 pessoas ao longo de seu serviço, que durou de 2010 a 2019, quando foi aposentada.

Veja também este vídeo do nosso canal:

Pépe Bonner traz as notícias mais engraçadas e fofas sobre pets no Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora.