Mesmo com as patas machucadas, cão resgata 5 vítimas de terremoto na Turquia

Desde que chegou no país, Kopuk tem trabalhado arduamente junto de seus treinadores

Por
em Cães

Esse é o tipo de matéria que a gente nem sabe se sente orgulho do cachorro, fica preocupado com seu machucado ou triste com a situação. Mas fato é: Kopuk, o cão mexicano de resgate teve suas fotos divulgadas em todo o mundo. O motivo? Mesmo com as quatro patas machucadas, ele resgatou cinco pessoas e segue em busca de sobreviventes na Turquia.

Conforme noticiou o portal de notícias local, TRT Haber, o cão de resgate mexicano, Kopuk, tem dedicado todo seu esforço desde que chegou na Turquia. Designado para auxiliar em Malatya, cidade afetada pelo terremoto ocorrido no dia 6 de fevereiro, ele machucou suas patas com cacos de vidro em meio aos escombros.

Foi assim que ele, junto de seus treinadores Dersim Bulut e Niyazi Özbek, encontraram e ajudaram no resgate de cinco sobreviventes que estavam soterrados, na cidade de Malatya.

"As patas de Kopuk foram cortadas por causa dos cacos de vidros dos destroços. Nosso veterinário, que estava presente na área, tratou dele”, contou Dersim.

Para que ele pudesse seguir trabalhando, o veterinário realizou alguns pontos e curativos de proteção nas patas. “Após obter a licença de trabalho do cão, transferimos Kopuk rapidamente para um apartamento. Lá, ele foi fundamental no resgate de um homem de 55 anos chamado Erol”, salientou o treinador.

Apesar do susto, o treinador garantiu que Kopuk não tem problemas de saúde e que segue ajudando. "Nosso cachorro também faz grandes sacrifícios. Ele continua trabalhando com o mesmo entusiasmo", disse Dersim.

Vale lembrar que o México enviou no dia 7 de fevereiro, 16 dos seus cães de resgate para ajudar nas buscas por sobreviventes. Além dos cães, foram enviados especialistas em busca e salvamento do exército mexicano, membros da marinha, funcionários do Ministério das Relações Exteriores e membros da Cruz Vermelha.

Morte de cão de resgate

O Ministério da Defesa Nacional do México (SEDENA) anunciou no dia 12, que um de seus cães de resgate havia morrido em missão na Turquia. Proteo, da raça Pastor Alemão, foi enviado para procurar sobreviventes nos escombros do terremoto.

Segundo o seu treinador, o soldado Villeda, Proteo era um cachorro "forte e trabalhador que nunca desistia". Ele morreu enquanto realizava o seu trabalho de cão de resgate após ajudar a encontrar dois sobreviventes do terremoto.

O terremoto

Um tremor de magnitude 7,8 atingiu a Turquia, perto da fronteira com a Síria. O maior na região desde 1939, durou mais de um minuto e meio, gerou dezenas de réplicas e também foi sentido em Israel, no Líbano, no Iraque e no Chipre.

A profundidade, de cerca de dez quilômetros, e a duração do tremor são dois fatores que explicam a grande destruição provocada.

Até o momento, foram confirmadas mais de 40 mil mortes, somando os dois países.

Redatora.