Como é um cachorro mistura de yorkshire com pug? Internauta mostra seu pet 'pugshire'

Por
em Cães

No dia 22 de março, a internauta Emily Hortêncio mostrou ao mundo o seu cachorro, resultado de uma mistura de duas raças diferentes. O pet tem como mãe uma yorkshire, já seu pai é da raça pug. Emily chamou a nova "raça" de “yorkpug”, mas a classificação para a mistura dessas duas raças já existe, é conhecida como “pugshire”.

Apesar de animais que nascem de cruza de raças diferentes possuírem uma denominação, eles podem ser classificados como SRD (sem raça definida).

Isso fica muito claro na aparência do animal. O cão da internauta Emily tem o “pelo arame”, ou seja, um pelo espetado para cima e não muito macio como deveria ser o do yorkshire, nesse caso, somente uma raça pura apresenta esse aspecto.

Mais do que isso, a aparência dele não traz mais ou menos semelhança com uma das raças, como o famoso focinho do pug, muito pelo contrário, a fisionomia lembra um pouquinho o pug.

De acordo com a classe veterinária, existem quatro tipos de vira–lata: mestiços (que apresentam traços de uma ou duas raças), híbridos (com duas raças conhecidas), funcionais (criados com um propósito específico) e vira–latas de fato, que resultam no cruzamento de raças totalmente misturadas.

O especialista Carlos Alberto Muller ressalta que o cruzamento entre raças diferentes, como cães, não configura hibridismo. Importante ressaltar que todos os cães são bem-vindos e merecem um lar seguro e amoroso.

Sabemos que os vira-latas são maioria no Brasil há muitos e muitos anos devido a cruzamentos aleatórios realizados há dezenas de gerações entre esses animais.

E foi justamente isso que mostrou o PetCenso 2020, realizado pela empresa DogHero. Segundo o levantamento, os cachorros sem raça definida são os mais populares do país: representam 32% do total de cachorros do Brasil.

Para se ter uma ideia, em seguida estão o Shih-Tzu (12%), o Yorkshire Terrier (6%), Poodle (5%) e Bulldogue Francês (3%).

O vídeo publicado pela internauta teve tanta repercussão que ela decidiu postar uma parte dois. Mas de outro cruzamento inusitado, desta vez, do cruzamento de uma poodle com shih-tzu.

Existem pelo menos 400 raças de cães ao redor do mundo. Popularmente, qualquer cachorro que não seja de raça pura fica conhecido como vira-lata.

Para que a internauta Emily saiba o cruzamento que originou seus dois pets, ela provavelmente teve conhecimento ou adotou sabendo.

Como não é possível identificar de primeira a raça dos dois cães, eles podem ser classificados como sem raça definida.

Esse pode ser o caso de inúmeros animais de rua ou abrigos. De acordo com o site Perito Animal, essa mistura e “não identificação” é muito benéfica para os animais, manter a existência de certas raças puras também faz com que tais raças permaneçam com problemas genéticos por inúmeras gerações, diferentemente do que acontece com os "cruzamentos naturais".

Quando não há influência humana, a tendência é que os genes mais fortes e saudáveis predominem, o que faz com que os vira-latas vivam mais e desenvolvam menos doenças do que diversas raças.

Confira os vídeos abaixo:

Assista também:

Esse gatinho abandonado na chuva não imaginava que sua história teria uma reviravolta

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.