Seu gato não ronrona ou parou de ronronar? Saiba quais as possíveis causas

Por
em Gatos

Gatos ronronam por diferentes motivos, alegria, fome, satisfação e até mesmo para chamar a atenção do tutor. O som faz parte da forma que o bichano encontra para se comunicar. Embora seja muito comum ouvir o prrrr, alguns felinos simplesmente param de emitir o som ou até mesmo nunca fizeram. Entender quais as razões por trás desse comportamento é fundamental para garantir que está tudo bem com a saúde do seu pet.

A primeira coisa que um tutor deve considerar é: qualquer mudança no comportamento do gato deve ser um sinal vermelho. Gatos costumam esconder dor e sentimentos e, por isso, muitas vezes seu sofrimento pode passar despercebido.

Redução no apetite, sono excessivo, aumento ou perda de peso descontrolado ou até mesmo agressividade podem ser sinais que não está tudo bem. O ronronar é a forma que o gato encontra para se comunicar e deixar de fazer isso, segundo o portal Careah, pode estar relacionado a diferentes fatores. Confira:

Estresse

Gatos estressados podem deixar de ronronar por se sentirem infelizes ou ameaçados. Há diversos motivos para tal comportamento: mudança na rotina, chegada de um bebê ou outro animal, passar muito tempo sozinho, ouvir sons diferentes, luto e até mesmo mudança na alimentação.

Satisfação

Alguns gatos ronronam como forma de pedir algo, assim quando conseguem param de emitir o som para mostrar que estão satisfeitos. Um exemplo clássico disso é quando estão com fome, os felinos ficam ao redor do tutor pedindo comida e, após conseguirem o que desejam, voltam para seu mundinho de preguiça e sono.

Dor

Qualquer corte, lesão e dor podem deixar um gato muito infeliz, consequentemente, influenciando no seu ronronar.

Doença

Semelhante a lesões, doenças como infecções respiratórias superiores podem causar dor aos gatos e tornando-os incapazes de ronronar. Além disso, outras doenças graves podem afetar tanto o humor do bichano impedindo-o de ronronar.

Idade

Ao contrário dos gatinhos que produzem o som mais alto, os gatos idosos tornam-se mais mansos e calmos, o que significa que raramente ronronam ou o som que fazem é mais baixo.

Personalidade

Alguns gatos simplesmente não ronronam ou produzem um ronronar suave, dificultando a audição. Por isso, é preciso avaliar se o gato deixou de emitir o som ou nunca o fez.

Conta para gente nos comentários, seu gato é do tipo que ronrona muito ou você nem conhece o prrrr dele?

Por que os gatos nos seguem até no banheiro?

Outra dúvida frequente dos tutores de gatos é qual a razão deles nos perseguirem até no banheiro? Se você está procurando uma resposta única sinto lhe informar, há pelo menos sete boas razões para esse comportamento. Quer saber quais? Leia aqui!

Você tem uma história fofa, engraçada ou emocionante sobre o seu animal de estimação? Envie para nós! Ele pode virar matéria aqui no nosso site e até ficar famoso!

Enviar história do meu pet!

Redatora.