Cachorro é abandonado em abrigo de animais por ser 'velho demais'

Por
em Cães

No início do mês, uma cachorrinhalabradora chamada Holly foi entregue ao abrigo de animais Carrick Dog Shelter, localizado no condado de Monaghan, na Irlanda. No entanto, a razão da entrega não foi o fato de ter sido resgatada das ruas, mas sim porque ela é idosa e a família a considerava 'velha demais'. Ela tem 21 anos.

O motivo que levou a idosinha até o abrigo deixou funcionários e voluntários chocados e entristecidos. Afinal, um bichinho de estimação não é um objeto que pode ser descartado quando envelhece!

“Ela foi entregue a nós por seus donos, provavelmente para ser sacrificada”, disse Helen Hewett, responsável do Carrick Dog Shelter, à Newsweek. “O diretor foi informado de que o cachorro tinha 21 anos, estava alojado do lado de fora, preso a uma corrente, e que os donos não podiam mais cuidar do cachorro”.

A pet tem alguns problemas de audição e visão devido à idade, porém tem um bom apetite, adora a companhia humana e é carinhosa. Ou seja, seus anos dourados não a impedem de viver ainda muitos outros bons e longos anos!

“Na avaliação, percebemos que esta cadela ainda poderia ter uma boa qualidade de vida no ambiente certo e colocamos seus dados em nossa página do Facebook para ajudá-la a encontrar uma nova família”.

Geralmente, cães idosos são menos propensos a serem adotados, mas o abrigo estava determinado a encontrar um lar amoroso e seguro para a idosinha. O esforço valeu a pena! Segundo Helen, “A resposta ao apelo foi esmagadora, com muitas pessoas oferecendo-lhe um lar de repouso, bem como alguns centros de resgate de animais”.

Muitas pessoas manifestaram interesse em Holly. O abrigo Carrick Dog Shelter deu preferência à ONG Almost Home Animal Rescue, situada na Irlanda do Norte, que trabalha para resgatar, reabilitar e realocar animais de companhia e outros pequenos animais.

“Eles ofereceram um espaço em sua vila especializada em aposentadoria para cães”, disse Hewett. “Optamos por esta oferta porque sabíamos que uma avaliação veterinária completa e cuidados veterinários contínuos seriam fornecidos juntamente com todo o outro apoio necessário”.

Tanta manifestação de carinho para com a idosinha deixou Helen encantada. Ela ficou feliz por saber que existem tantas pessoas dispostas a fazer o bem aos animais.

“Apesar de inicialmente ter ficado chocada com o fato de um cachorro tão velho ter sido entregue ao canil por seus donos, o resultado para Holly agora foi o melhor que poderíamos ter desejado”, disse ela.

A ONG Almost Home Animal Rescue compartilhou uma atualização nas redes sociais, mostrando como Holly está se adaptando de maneira excelente aos seus novos amigos caninos.

“Depois de uma longa e sem dúvida confusa jornada de Monaghan, [Holly] se acomodou com seus novos amigos. ... Quem sabe quanto tempo [Holly] ainda tem, mas uma coisa que podemos prometer é que, por qualquer tempo que ela tiver, ela será verdadeiramente amada e cuidada... Bem-vindo à família”.

Que Holly tenha toda a felicidade em sua nova jornada!

Cuidar de cães mais velhos requer atenção especial! Como cuidar dos idosinhos?

Segundo o Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA) acompanhe suas necessidades médicas regulares, incluindo check-ups e vacinas. Mantenha uma dieta equilibrada para seu estágio de vida, controlando o peso para evitar problemas de saúde.

Ofereça exercícios suaves para manter a mobilidade. Proporcione um ambiente confortável e seguro, com camas adequadas e locais fáceis de alcançar. Dê atenção extra à higiene, cuidando da pelagem e das unhas.

Esteja atento a sinais de desconforto, como mudanças de comportamento ou dor. Ofereça brinquedos apropriados para estimulação mental. Ame e cuide com paciência, respeitando suas limitações e proporcionando uma qualidade de vida, envelhecendo com dignidade.

Veja também este vídeo:

Notícias engraçadas de cachorros e gatos no Jornalzinho Amo Meu Pet desta semana

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube