Saiba quais são as 8 raças de cachorros que não são bons nadadores

Por
em Dicas

Nem todos os cachorros gostam de nadar. Portanto, se você deseja um companheiro de aventuras aquáticas, é importante conhecer as raças que podem não se sentir tão à vontade nesse ambiente.

Especialistas do portal de notícias Pets Radar, identificaram quais raças têm uma tendência a evitar atividades na água, permitindo uma escolha informada para os apaixonados por cães e atividades aquáticas. Vamos conferir oito delas?

1. Pugs

Os pugs geralmente não são bons com água devido à sua anatomia única e características físicas. Eles possuem rostos achatados e narinas estreitas, o que pode dificultar sua capacidade de respirar, especialmente quando estão com o focinho submerso na água.

Além disso, os pugs têm corpos compactos e pernas curtas, o que torna mais desafiador para eles nadar eficientemente e se sustentar na água, principalmente em corpos d'água mais profundos.

Esses fatores combinados tornam os pugs menos aptos para atividades aquáticas em comparação com algumas outras raças de cães mais adaptadas para nadar.

2. Maltês

A pelagem do Maltês pode ficar pesada quando molhada, dificultando a natação. A estrutura corporal compacta também afeta a flutuação e habilidade de nado. Focinhos curtos podem dificultar a respiração na água.

Além disso, alguns Maltês podem ter uma aversão natural à água. No entanto, com treinamento gradual e cuidadoso, alguns Maltês podem superar essas dificuldades e aprender a se sentir mais à vontade na água.

3. Shih-tzu

O Shih-Tzu enfrenta os mesmos desafios do Maltês devido à sua pelagem densa e anatomia. A pelagem longa e espessa tende a ficar pesada quando molhada, dificultando a natação e diminuindo a flutuação.

Sua pelagem retém água, o que pode causar desconforto e aumentar o risco de resfriamento. Alguns Shih-Tzus têm focinhos achatados, dificultando a respiração durante a natação.

4. Corgi

Essa raça pode enfrentar desafios com água devido à sua estrutura corporal e características físicas. Seu tamanho relativamente pequeno e pernas curtas podem limitar sua capacidade de nadar eficientemente.

A flutuação pode ser comprometida devido ao corpo compacto e à densa pelagem. Os Corgis também têm focinhos curtos, o que pode dificultar a respiração durante a natação.

5. Boxer

Os cães da raça Boxer podem ter certa relutância em relação à água devido à sua anatomia e características físicas. Seu focinho curto pode dificultar a respiração durante a natação, o que pode causar desconforto.

Além disso, sua musculatura densa e a forma do corpo podem afetar a flutuação, dificultando a manutenção na superfície da água.

6. Bull Terrier

A raça Bull Terrier pode não ser naturalmente adepta à água devido à sua estrutura física e características. Seu corpo musculoso e denso pode dificultar a flutuação e a movimentação eficiente na água.

O focinho curto desses cães pode tornar a respiração durante a natação mais desafiadora. Sua natureza terrier pode contribuir para uma possível aversão inicial à água.

7. Basset Hound

O Basset Hound pode ter dificuldades com a água devido à sua estrutura física e características. Suas pernas curtas e corpo alongado podem afetar a flutuação e a capacidade de nadar eficientemente.

A pelagem densa e a orelhas longas podem se tornar pesadas quando molhadas, dificultando a movimentação na água. Seu focinho curto também pode dificultar a respiração durante a natação.

8. Dachshund

Devido ao seu corpo alongado e pernas curtas, o Dachshund pode não ser naturalmente adepto da água. Sua estrutura física única pode dificultar a flutuação e a coordenação na água, tornando a natação menos eficiente.

A pelagem densa pode absorver água e aumentar o peso do cão, causando desconforto. O focinho curto também pode dificultar a respiração durante a natação.

Dicas

Entre as raças citadas acima, sempre há exceções: aqueles pets que, apesar das dificuldades, adoram entrar na água. Se você quer descobrir se o seu bichinho de estimação faz parte desse time, confira estas dicas para testá-lo na água:

  • Comece em ambientes calmos e rasos, onde ele possa se familiarizar gradualmente com a água.
  • Use um colete salva-vidas apropriado para cães, especialmente se ele não for um nadador confiante.
  • Mantenha uma abordagem positiva, oferecendo elogios e recompensas para encorajá-lo.
  • Observe sinais de desconforto e evite forçá-lo a entrar na água.
  • Introduza brincadeiras suaves para aumentar a confiança.

Lembre-se de que alguns cães podem nunca se tornar nadadores proficientes devido a suas características físicas. Respeite as preferências e limitações individuais do seu cão, priorizando sempre seu bem-estar e segurança.

Veja também este vídeo:

Filhotes de american bully nascem totalmente diferentes do pai - verdadeiro pai é descoberto!

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube