Onda de calor: confira dicas para refrescar seu pet em dias quentes

Por
em Dicas

Nos últimos dias, uma onda de calor chegou para elevar os termômetros da maioria dos estados do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia soltou um alerta para nove estados, são eles: Tocantins; São Paulo; Paraná; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Goiás; Rio de Janeiro e Pará.

Estas regiões estão sob alerta vermelho de “grande perigo” até domingo (24). O calor em excesso afeta todos os ecossistemas, por isso é importante tomar alguns cuidados para manter a nossa saúde e a de nossos animaizinhos.

Nesse caso, é importante dominar assuntos relacionados com a raça do seu pet, por exemplo, animais com bastante pelo: algumas pessoas podem achar que é melhor tosá-los, mas na grande maioria das vezes, o pelo ajuda a manter a temperatura corporal do animal e serve como isolante térmico. Tosá-lo pode ser prejudicial à saúde em alguns casos.

Em entrevista à National Geographic, a médica-veterinária Bárbara Hodges afirmou que às vezes os tutores julgam o calor de acordo com o que eles mesmos sentem, e isso não é o correto.

Um exemplo disso é o calor que vem do asfalto, como usamos sapatos não sentimos esse calor diretamente, ao contrário dos animais que pisam no chão direto com as patinhas deles. As mudanças climáticas afetam animais de estimação, como gatos, cães, coelhos e aves, de maneira diferente dos humanos, causando superaquecimento.

Por isso é importante entender como eles reagem ao calor e como ajudá-los. Confira algumas dicas abaixo:

Mantenha seu pet hidratado: certifique-se de que ele tenha água fresca disponível o tempo todo.

Evite caminhadas nas horas mais quentes do dia: opte por passeios matinais ou noturnos para evitar o calor intenso.

Forneça sombra e ventilação: garanta que seu pet tenha um local sombreado e bem ventilado para descansar.

Em hipótese alguma deixe-o em carros quentes: nunca deixe seu animal de estimação em um carro estacionado em dias quentes, pois a temperatura pode subir rapidamente.

Não force exercícios: evite exercícios extenuantes em dias quentes; brinque em ambientes frescos.

Resfrie-o com cuidado: use água fresca para umedecer sua pele ou ofereça brinquedos congelados.

Esteja atento(a) a sinais de superaquecimento: fique de olho em sinais como ofegar excessivo, salivação, fraqueza ou vômitos, que podem indicar superaquecimento.

Consulte um veterinário: se notar sintomas de superaquecimento, procure ajuda profissional imediatamente.

Pense em raças sensíveis ao calor: algumas raças são mais suscetíveis ao calor; leve isso em consideração ao planejar atividades ao ar livre.

Esse último ponto é muito importante. Assim como entender as características da raça do seu animal é crucial saber em que grupo ele se encaixa.

De acordo com José Arce, veterinário e presidente da Associação de Medicina Veterinária dos Estados Unidos, os animais braquicefálicos — cães de cabeça com formato “achatado”, como pugs, buldogues, buldogues franceses e boston terriers — têm traqueias estreitas e podem ter problemas na expiração do ar. Isso significa que resfriar a temperatura corporal pode ser difícil para esses cães. Animais de estimação com problemas cardíacos, sobrepeso, muito jovens ou muito velhos podem ser igualmente vulneráveis, afirma o veterinário.

Os animais têm respostas fisiológicas distintas para lidar com o calor em comparação com os humanos.

Enquanto os humanos transpiram através da pele em todo o corpo, permitindo que o suor evapore para resfriar o corpo, os cães e gatos transpiram apenas pelas patas e focinhos. Coelhos e aves, por outro lado, não transpiram de forma alguma.

No caso dos cães, eles usam a respiração ofegante como principal mecanismo para regular a temperatura corporal. Isso permite que a água evapore nos pulmões, na língua e em áreas úmidas da boca.

Os gatos, por sua vez, tendem a lamber seus pelos como uma maneira de se refrescar, permitindo que a saliva evapore da superfície de seus pelos.

Se seu animal apresentar sinais de insolação, procure um veterinário imediatamente. Se você vir um animal preso em um carro que parece estar em risco, procure o dono ou chame o controle de animais.

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.