Explosão de fofura: cachorro faz o maior dengo para ganhar atenção de tutor

Por
em Comportamento

No dia 19 de setembro um vídeo viralizou no Tik Tok, após Adriano Marçal, apresentador do programa “Som da Viola”, de Tubarão/SC, mostrar um cachorrinho ‘implorando’ por carinho, enquanto o tutor está ocupado em seus afazeres.

A cena aqueceu o coração de muitos internautas que questionaram ‘o que será que ele quer?’.

No vídeo, a dupla não identificada aparece do lado de fora de uma residência.

Enquanto o tutor está atarefado em fazer novos furos em um cinto para utilizar com vestimenta adequada, o cãozinho está ao seu lado, chorando baixinho por atenção.

Podemos deduzir duas coisas: o cão quer atenção do dono ou percebeu que o homem, ao arrumar um traje, vai sair de casa e deixá-lo sozinho. (Minha cachorrinha sempre sabe quando vou sair e é a primeira a passar pela porta, na esperança de ir junto).

Segundo uma recente pesquisa da Emory University (EUA), os pets amam seus donos e os veem como alguém da família.

Para chegar a essa análise, cientistas da instituição realizaram exames de ressonância magnética no cérebro de alguns cachorros e concluíram que o olfato é o responsável por identificar essa reciprocidade na atividade cerebral.

O médico veterinário brasileiro Cleiton Rupolo explica que, por isso, a alegria nos cães é bem nítida quando, por exemplo, o tutor retorna para casa depois de uma viagem.

“As atividades cerebrais pesquisadas durante esses momentos são muito semelhantes às que nós sentimos quando reencontramos alguém que amamos”, explica.

O vídeo recebeu mais de 50 mil visualizações, mais de três mil curtidas e 180 comentários.

“Quero ver sair de casa para o baile”, brincou a internauta Rosana.
“Mas é muito dengo”, disse Francisca.
“Dá carinho pra ele, tadinho”, acrescentou Adriana.

Apesar desta pesquisa, a PetLover indica que: “não é porque o cachorro gosta de carinho que devemos oferecer o tempo todo”.

Se um animal de estimação busca carinho com frequência, isso pode indicar que sua rotina carece de variedade de atividades prazerosas para ele realizar.

Em outras palavras, pode ser um sinal de que suas opções de entretenimento são limitadas.

Além disso, essa busca constante por atenção pode ser um indício de dependência da interação com seu tutor como fonte principal de segurança, o que também não é saudável.

Enriquecimento ambiental, como usar dispositivos alimentares, pode melhorar o bem-estar e a estimulação mental do cão. Você pode oferecer comedouro lento, um brinquedo recheável, um tabuleiro interativo, um tapete de lamber ou até mesmo um tapete interativo. Mas é claro que você não deve simplesmente ignorar o pet. Você pode atender ao pedido de carinho, mas não por muito tempo. Basta mostrar que você atendeu à solicitação dele e depois redirecionar o foco para outra atividade, como as mencionadas acima.

E agora se você quiser tirar a dúvida se o cãozinho do vídeo ganhou ou não o carinho, basta assistir o vídeo abaixo:

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.