Mulheres encontram suposta 'pedra' na praia - e então descobrem que é um animal

Por
em Mundo Animal

Enquanto andavam pela praia, duas mulheres tiveram um encontro inesperado com um animal que habita a Terra há cerca de 400 milhões de anos: o Límulo, conhecido popularmente como Caranguejo Ferradura.

O bichinho estava preso na areia e as mulheres o ajudaram a retornar para o mar.

Biomesquita, um biólogo que compartilha conhecimentos sobre a vida selvagem no TikTok, republicou o vídeo original para comentar sobre o encontro incrível entre as mulheres e o animal.

No vídeo intitulado "Elas Salvaram um Bicho Pré-Histórico!”, ele descreve como as mulheres inicialmente pensaram que haviam encontrado uma pedra incomum.

Porém, quando decidiram investigar mais de perto, ficaram surpresas ao descobrir que a "pedra" era, na verdade, uma criatura viva.

Ele destaca que, embora o animal possa ser considerado desagradável esteticamente, as mulheres não hesitaram em ajudá-lo a retornar ao mar.

No vídeo, as mulheres encontraram o animal enterrado na areia e se esforçaram para desenterrá-lo e levá-lo de volta à água.

Porém, devido à estranha morfologia do animal, com patas incomuns e uma carapaça que dificultava seu resgate, a tarefa não foi tão simples.

Biomesquita comenta sobre a aparência única do caranguejo ferradura, que possui uma cauda e patas com pinças nas extremidades.

Ele enfatiza que, apesar de sua aparência assustadora, o animal não representa ameaça e não machuca ninguém.

No final do vídeo, as mulheres liberam o animal de volta ao mar, e o biólogo observa que a criatura nada com alegria.

Ele elogia a atitude das mulheres, destacando que é louvável ajudar esses animais, mesmo quando sua aparência pode não ser a mais fofa.

O biólogo também compartilha uma informação interessante: apesar de ser popularmente chamado de caranguejo ferradura, o animal não é um crustáceo.

Na verdade, ele está mais relacionado evolutivamente às aranhas e escorpiões, pertencendo ao grupo dos "artrópodes quelicerados".

Em outras palavras, o caranguejo ferradura é uma espécie de "aranha bizarra do mar", como ele diz.

Veja o vídeo:

Sangue azul

Outro fato interessante sobre esses animais é que eles possuem sangue azul - no sentido de que a cor é azul, e não de que eles pertencem à realeza, embora tenham uma função nobre (rsrsrs) para nós, humanos.

Desde a década de 1970, os cientistas descobriram um uso extraordinário para o sangue azul dos caranguejos ferradura. Este recurso, que é hipersensível à presença de toxinas bacterianas, é utilizado para testar a esterilidade de uma ampla gama de produtos médicos, desde equipamentos cirúrgicos até medicamentos intravenosos e vacinas.

Esses testes são cruciais para garantir que os produtos que entram em contato com o corpo humano estejam livres de contaminação que possa causar infecções fatais.

O processo de colheita do sangue azul dos caranguejos é delicado e envolve a extração de cerca de 30% do sangue de cada indivíduo. Apesar de ser um procedimento complexo, a maioria dos caranguejos sobrevive a essa coleta e é posteriormente devolvida à natureza.

Redatora.