Morre aos 31 anos, Bobi, o cachorro mais velho do mundo; relembre o 'segredo' de sua longevidade

Por
em Notícias

No dia 21 de outubro, faleceu aos 31 anos e 165 dias o recordista mundial do Guinness World Records, Bobi, um cachorro da raça Rafeiro do Alentejo. Seu recorde? Ser o cão vivo mais velho do mundo e o cão mais velho de todos os tempos.

O pet, que nasceu em 11 de maio de 1992, vivia com sua família em Conqueiros, Leiria, Portugal. Sua morte foi anunciada nas redes sociais pela médica veterinária Karen Becker.

"Ontem à noite, esse doce menino ganhou suas asas", escreveu no Facebook. "Apesar de ter sobrevivido a todos os cães da história, os seus 11.478 dias na terra nunca seriam suficientes para aqueles que o amavam".

O recorde

Bobi foi reconhecido como o cão vivo mais velho do mundo e o cão mais velho de todos os tempos em fevereiro deste ano, aos 30 anos.

Antes de receber o título, sua idade foi verificada pelo SIAC, uma base de dados de animais de estimação autorizada pelo governo português e gerida pelo SNMV (Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários; Sindicato Nacional dos Veterinários).

Esse idosinho bateu muitos recordes, né? Mas anteriormente, o pastor australiano Bluey detinha o título de cão mais velho registrado no Guinness em todos os tempos. Bluey viveu de 1910 a 1939 e alcançou a notável idade de 29 anos e 5 meses antes de falecer.

Já o cão vivo mais velho do mundo, antes de Bobi, era Spike, um chihuahua de 23 anos, residente em Camden, Ohio, sob os cuidados de sua tutora, Rita Kimball.

Quando finalmente Bobi completou 31 anos, o momento foi muito comemorado pela família, que preparou uma festa especial para o idosinho, com mais de 100 convidados, e até um grupo de dança esteve presente para a celebração.

Raça Rafeiro do Alentejo

O Rafeiro do Alentejo, também conhecido como mastim português, é uma raça de grande porte originária de Portugal. Esses cães robustos têm pelagem curta e densa, geralmente amarela ou preta com manchas brancas.

São corajosos, inteligentes e excelentes cães de guarda, protegendo suas famílias e propriedades. Apesar de sua aparência imponente, são afetuosos com as crianças e têm uma longevidade notável.

Tradicionalmente usados para pastoreio e guarda, essa raça possui raízes antigas e é parte da cultura rural portuguesa. No entanto, sua popularidade fora de Portugal é limitada, e eles não são reconhecidos por todas as organizações de cinofilia.

Longevidade de Bobi

O lindão pertence ao português Leonel Costa, que relatou ao Guinness World Records que o pet nunca consumiu ração, apenas alimentação humana (sobras das refeições).

No entanto, é importante observar que médicos veterinários desaconselham essa prática, já que o sistema digestivo dos cães é diferente e alguns alimentos podem ser prejudiciais para eles.

No post, Karen Becker, diz que quando questionou o tutor sobre a receita para a vida excepcionalmente longa de Bobi, sua resposta foi rápida:

“Boa alimentação, contato constante com a natureza, liberdade para descobrir o ambiente, cuidados veterinários consistentes e amor. Bobi sabe que é profundamente amado".

Embora a dieta de Bobi não tenha causado danos visíveis, é altamente recomendado seguir uma alimentação apropriada para cães, a fim de garantir a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação.

Sucessor de Bobi

Ainda não foi divulgada a identidade do próximo cão que sucederá Bobi como o cão vivo mais velho do mundo.

Veja também este vídeo:

Quem é o Doberman por trás do massacre aos ursos de pelúcia raros de museu

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube