Sob o olhar atento de Border Collie, ovelha faz tratamento estético em pet shop

Por
em Mundo Animal

Quem passa pela loja Pet Market, em Mar del Plata, na Argentina, pode se surpreender com uma cliente muito especial que aparece por lá uma vez por mês.

Ela se chama Franchesca, tem 10 meses de idade e é uma ovelha. Isso mesmo, uma ovelha que vai ao pet shop para tomar banho, tosar e ficar mais charmosa.

Franchesca não é uma ovelha comum. Ela foi resgatada ainda filhote, depois que sua mãe e sua irmã foram vítimas de um puma em uma área rural próxima à Cordilheira dos Andes.

Ela foi adotada por uma família com quatro cachorros, dois border collies e uma bulldog inglês, que se tornaram seus novos irmãos e protetores.

Franchesca se adaptou à vida doméstica e se considera parte do bando. Ela acompanha os cachorros em tudo, inclusive nas idas ao pet shop, onde é recebida com muito carinho pela tosadora Guillermina, que contou sua história ao site The Dodo.

Em 4 de março, a tosadora e groomer compartilhou um vídeo em seu Instagram dando banho na ovelha, o que obviamente foi um sucesso.

“Eu amo o meu trabalho e cada serviço é um novo desafio. Mas quando o desafio é completamente diferente, a vontade de fazer é maior. Me apresentaram a Franchesca, uma ovelha de 5 meses. Seu rebanho mudou, mas sua alegria e amor por sua nova família não. Seu rebanho (os cachorros) a ama, a protege e está atento a ela o tempo todo. A família não se escolhe, mas eles se escolheram como família”, escreveu Guillermina que trabalha na Pet Market.

Assista abaixo:

Os cães, em especial um border collie, em vez de ‘pastorar’, cuidam de Franchesca e a conduzem até o pet shop para que ela volte para casa limpa e cheirosa.

Guillermina disse que Franchesca é muito bem comportada e gosta de ser mimada. Ela reconhece que o casaco de lã da ovelha demora mais para lavar e secar do que o dos cachorros, mas isso não é um problema.

Ela se diverte com a ovelha e a deixa mais bonita.

Franchesca também chama a atenção de quem passa pela loja e vê a cena inusitada.

Muitas pessoas param para olhar, tirar fotos e fazer perguntas sobre a ovelha. Franchesca se tornou uma grande atração no bairro e uma celebridade na internet.

Veja agora um vídeo da perspectiva de alguém de fora, enquanto a ovelha toma banho com seu irmão canino:

Mas a pergunta que não quer calar é: as ovelhas podem tomar banho? Sim, mas isso depende de alguns fatores, como a raça, a época do ano, a finalidade e a frequência.

Segundo o site wikiHow, o banho é recomendado para ovelhas que apresentam lã, pois isso ajuda a mantê-las limpas, saudáveis e livres de parasitas.

No entanto, o banho deve ser feito com cuidado, pois a lã demora muito para secar e pode causar problemas de pele e de temperatura se ficar úmida por muito tempo.

Além disso, o banho deve ser evitado em períodos de frio intenso, pois as ovelhas podem ficar hipotérmicas.

Veja também este vídeo:

Pets com manias estranhas: Defeito de fábrica ou apenas pura sem-vergonhice? | Jornalzinho Amo Meu Pet

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.