Banhista corre chamar ajuda após ver sombra de animal no mar

Por
em Notícias

Na baía de Hervey, na Austrália, um banhista avistou uma sombra no mar e logo constatou que era um animal precisando de ajuda. Imediatamente, o homem entrou em contato com o conselho local, que alertou os especialistas da Turtles In Trouble Rescue Inc. (TITR).

O animal em apuros era uma tartaruga marinha, que havia engolido um pedaço de linha de pesca. Além disso, o anzol estava preso em sua nadadeira.

A maré subia rapidamente e o animal estava sendo arrastado para perto da costa.

Angela Bell, membro fundadora e voluntária da TITR, disse ao The Dodo que ficou horrorizada quando entendeu o que havia acontecido.

"É sempre trágico ver isso. A ingestão de objetos estranhos não é natural e isso poderia ter sido evitado com práticas de pesca melhores", alertou ela.

Os socorristas utilizaram um equipamento de segurança de escalada para transportar a tartaruga até um hospital de vida selvagem em um zoológico local.

Os veterinários prestaram os cuidados necessários e a equipe passou a chamar a tartaruga de Glen.

Segundo uma publicação da TITR no Facebook, a tartaruga também estava abaixo do peso e apresentava sintomas consistentes com a doença Síndrome da Casca Mole (SSS).

Glen ainda está se recuperando no hospital de vida selvagem, mas os socorristas estão esperançosos de que, logo logo, ela voltará para o oceano.

"Esperamos, sinceramente, uma recuperação completa para Glen e [que sua] liberação [seja] possível em um futuro não muito distante", diz Angela.

Além disso, ela espera que a história de Glen incentive as pessoas da comunidade a terem mais cuidados com a vida selvagem em sua área.

"Basta descartar o lixo adequadamente para evitar que ele vá para os oceanos, ou recolher lixo a cada visita à praia, é um começo fácil”, disse ela.

Angela também enfatiza que todas as pessoas podem ajudar as tartarugas marinhas, independente da localização.

“Isso vale onde quer que você more no mundo, pois até mesmo no interior, o lixo pode ser levado ou soprado para riachos, rios, drenos e depois para os oceanos."

Segundo a publicação da TITR no Facebook, ao contrário dos humanos, as tartarugas marinhas não são capazes de regurgitar.

“Uma vez que objetos são ingeridos, suas gargantas são projetadas para garantir que a ‘comida’ permaneça dentro, permitindo apenas a saída da água.”

A organização alerta na publicação que, ao encontrar um corpo estranho preso à tartaruga, o melhor a se fazer é pedir ajuda dos especialistas e não tentar retirar por conta própria.

“Se você encontrar uma tartaruga marinha com material de pesca ou linha ingeridos, por favor, não corte a linha - peça ajuda ao seu grupo de resgate de tartarugas marinhas mais próximo.”

Veja também este vídeo:

Família encontra 'tronco' preto no mar — e percebe ser alguém precisando de socorro

Redatora.