Jornalista testa habilidades de cão pastor belga durante reportagem - e acaba se arrependendo

Por
em Humor

Era para ser apenas mais uma reportagem, mas essa história quase foi parar na página policial.

Durante uma reportagem, a jornalista Katia Gomes, de Brasília, passou de apresentadora a cobaia.

A equipe realizava a produção de uma matéria sobre a atuação de um cão policial, nesse caso, da polícia penal.

O 'entrevistado' era um cão pastor belga chamado Spark, que, inclusive, já foi campeão nas Olimpíadas de cães policiais. Vai encarar?

Katia encarou e participou de uma demonstração da reação e da força do cão, que estava sob a supervisão de um policial.

Acontece que um cão policial não brinca em serviço e o Spark não poupou a profissional da sua força e do seu talento.

Utilizando uma proteção no braço, a repórter habilitou-se a ser 'atacada' pelo cão, que recebe um treinamento especializado para esse tipo de tática e, logo, não sabe discernir o que é treinamento e o que é ação.

Na demonstração, Spark mostrou o quão é "bom na prática" e, por pouco, não derrubou Katia, que se manteve firme – e elegante de saltinho –, mesmo com os fortes puxões do pastor belga.

Parece que a repórter está habilitada a resistir às ordens de um cão policial!

Mas, nas imagens é possível ver Katia nervosa com a situação, mas ainda assim, sem perder a pose.

Felizmente, tudo acabou bem e, claro, gerou boas risadas entre a equipe. Tudo pela reportagem! Hahaha!

“Da série: 'mais um dia normal no meu trabalho. Hoje foi dia de conhecer o Spark, cachorro da Polícia Penal que foi campeão nas Olimpíadas de cães policiais. Ps: Queria entender por que a repórter sempre é usada como cobaia”, descreve a legenda do vídeo criado por @katiadgomes e licenciado por @myhoodbr.

Confira:

O vídeo fez o maior sucesso na rede social, acumulando mais de 5,6 milhões de visualizações, 440 mil curtidas e outras milhares de interações. Viralizou!

Confira alguns dos comentários deixados na publicação:

“Eu ainda achei que ela manteve a elegância hahahahahaha”
“Ela toda princesa e elegante lutando com o cachorro”

Além de ter terminado tudo bem, o vídeo rendeu boas risadas dentro e fora da internet. Mais um dia normal no jornalismo brasileiro!

Qual é o trabalho de um cão policial?

Segundo o Fit Dog, um portal de adestramento e consultoria comportamental, existem quatro áreas de atuação para os cachorros policiais: combate ao crime; busca e salvamento, atuando na localização de pessoas; localizar explosivos e entorpecentes por meio do seu faro.

Neste caso, vale a pena ressaltar que um cão treinado para identificar explosivos não recebe treinamento para encontrar entorpecentes, e vice-versa.

O treinamento dos cães policiais

Os animais escolhidos para atuação como cachorro policial recebem treinamento desde muito cedo, geralmente com início a partir dos dois meses.

Cada cão é treinado para determinado tipo de função. Por exemplo, com relação à detecção de drogas, o treinamento consiste em associar o comportamento desejado a um sinal, que, neste caso, é o odor que a droga exala.

Quando o animal realiza a associação correta, recebe uma recompensa, que normalmente é um brinquedo ou um petisco.

Obviamente, nenhuma dessas substâncias entra em contato direto ou é consumida pelos cachorros em treinamento, afastando qualquer possibilidade de vício por parte dos animais adestrados para esse tipo de situação.

Além do treinamento focado em cada uma dessas áreas de atuação, os cães também passam por atividades físicas frequentes, como a natação.

Eles têm uma alimentação bastante balanceada; tendo em vista que precisam de um bom condicionamento físico para poder atuar com eficiência.

As raças mais escolhidas

A raça mais comumente encontrada desempenhando atividades policiais é o pastor alemão. Isso acontece por conta do seu porte atlético, inteligência e propensão para obedecer ao parceiro, nas mais diversas situações.

Além dele, também é comum ver as raças Pastor belga de Malinois, o Pastor holandês, o Rottweiler e o Doberman desempenhando essa função.

Já para as atividades de busca e salvamento, são geralmente escolhidas as raças reconhecidas por seu faro incrível. Alguns exemplos são os Labradores, Golden retrievers, Beagles, Bloodhounds e Foxhounds.

Veja também este vídeo:

Quem são os pets apocalípticos inimigos da tranquilidade?