Conheça o gato-ferrugem, o menor e mais deslumbrante gato selvagem do planeta

Por
em Notícias

A natureza é um lugar maravilhoso e a gente deveria usar ela para nutrir nossa mente e nosso corpo. Seja com seu sol, suas aguas maravilhosas e cristalinas, seja apra reduzir nosso estresse e raiva. Mas você sabia que a natureza também é uma importante fonte de fofura?

Sim, florestas, selvas, desertos e vários outros locais naturais abrigam milhões de animais fofos – coalas, lhamas, alpacas, gambás, spooders, lêmures, raposas polares, focas e muito mais. Nessa lista, é claro, o ‘gato-ferrugem’, que também é o menor gato selvagem do planeta.

A BBC publicou recentemente uma prévia do seu último episódio de ‘Big Cats’. Nela, a BBC apresenta um gato-ferrugem (ou gato ferrugem pintado), quase adulto que vive nos confins do Sri Lanka. O felino é visto percorrendo a floresta e pulando sobre a água, procurando comida e explorando o lugar. E gente, ele é absolutamente adorável!

O gato-ferrugem (prionailurus rubiginosus, cientificamente falando) é uma espécie selvagem de felino que vive nas florestas do Sri Lanka e em grande parte da Índia, com avistamentos esporádicos em Terai e Nepal.

Medindo de 35 a 48 cm de comprimento, o adorável gato selvagem pode caber facilmente nas palmas das mãos de um humano

Esses bichos minúsculos são predominantemente noturnos e embora saiam brevemente durante o dia, sua atividade diurna é bastante limitada. Eles são frequentemente encontrados escondidos em árvores e cavernas, a fim de evitar predadores maiores na área.

Roedores e pássaros são, como você poderia esperar, o prato principal quando se trata de suas refeições. No entanto, se necessário, eles também disparam em direção a outras presas pequenas, como lagartos, sapos e insetos.

Grande parte da fofura do gato-ferrugem vem de seu pelo e tamanho. A espécie é frequentemente descrita como uma versão menor de um leopardo, exibindo uma penugem cor de ferrugem e menos manchas, embora que ainda presentes. O gato-ferrugem mede cerca de 35 a 48 cm de comprimento, além de outros 15 a 30 cm de comprimento da cauda. Poderia muito facilmente caber em suas mãos se ele decidisse se enrolar.

Tal como o bisonte americano, o macaco-prego, o lêmure marrom de frente vermelha e vários outros animais selvagens, o gato-ferrugem também está na lista de espécies quase ameaçadas. A principal causa é que seu habitat natural, as florestas decíduas, estão em declínio devido ao cultivo e à perda natural.

E agora, antes que você se pergunte qual é o segundo menor felino do mundo, a gente responde para você: É o gato-bravo-de-patas-negras. Mesmo que não seja o menor, o gato bravo de patas negras segura o ‘título’ de felino mais mortal do planeta, tudo devido à sua capacidade de derrubar mais presas do que qualquer outro felino.

Aqui está um vídeo do gato-ferrugem vagueando em seu habitat natural selvagem:

Fonte: Bored Panda

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.