Veterinária adota cão shih-tzu 'raça pura', pet cresce, troca de cor e fica muito diferente do que ela esperava
Por Ana Caroline Haubert em Cães
Se tem uma coisa de que o veterinário entende, é de animais, certo?
Bem, a médica veterinária Bruna, de Limeira, São Paulo, também achou isso quando adotou um filhote de cachorrinho.
Ela adotou um cachorrinho da raça shih-tzu, de raça pura. No entanto, com o passar do tempo, o filhote foi ganhando novos aspectos e características físicas.
Não só os pelos mudaram, como a cor dele também mudou significativamente.
Mudaram tanto que, vendo a comparação de quando ele era filhote até a fase atual, é até difícil dizer que se trata do mesmo bichinho.
Para mostrar essa mudança radical de visual, Bruna compartilhou um vídeo no TikTok mostrando como ele era quando ela adotou, qual era a expectativa de como ele ficaria e como, de fato, ele ficou.
A transformação também chamou a atenção dos internautas, com mais de 38 mil visualizações, que brincaram que talvez a raça pura não fosse tão pura assim.
“Nossa, mandou demais”
“Socorrooo kkkkkk sofri de ansiedade para saber como a minha vai ficar kkkk”
“Todos nos enganamos, mas amamos”, comentaram alguns usuários.
Ficou curioso para saber que transformação foi essa?
Então veja o vídeo:
Ok, concordamos que talvez ele tenha passado por algumas mudanças, mas quem de nós já não passou, não é mesmo?
Sem dúvidas, não somos os mesmos de quando éramos apenas 'filhotinhos', e com esse cãozinho, da mesma forma.
Independente das suas mudanças físicas, ele continua sendo muito amado pela sua tutora, do seu jeitinho de ser!
Por que a pelagem de alguns cães muda de cor?
Os shih-tzus são conhecidos por suas mudanças de aparência à medida que amadurecem, especialmente no que diz respeito à coloração da pelagem, de acordo com o site Vida de Bicho.
É comum que filhotes nasçam com uma cor de pelo que se altera significativamente ao longo do tempo. Por exemplo, um filhote que nasce com pelagem escura pode desenvolver tons mais claros ou diferentes padrões de cores na fase adulta.
Essas mudanças ocorrem devido a fatores genéticos e ao processo natural de maturação do pelo. Além disso, a pelagem de muitos cães pode mudar de aparência devido a deficiências nutricionais, envelhecimento, entre outras causas.
Segundo a médica-veterinária Márcia Lima, mestre em ciência animal e pós-graduada em dermatologia veterinária, nesses casos, não se trata de uma mudança genética, apenas de um amadurecimento do sistema de produção dos pigmentos, com o desenvolvimento do filhote.
“Por isso, pelagens de cor cinza e dourado, que são variações do preto e do marrom, apresentam-se mais escuras ao nascimento e clareiam, atingindo a cor genética normal em alguns meses”, explica.
Veja também:
Mulher acusa vizinho de 'vandalizar' roupa de cachorro; entenda a fofoca
Redatora.