Resgate emocionante: gatinho laranja Luigi é salvo de situação de risco com vidro afiado no pescoço

Por
em Gatos

Luigi é um gatinho laranja que chegou ao abrigo de animais Humane Society do Condado de Richland, em Ohio, nos Estados Unidos, em apuros.

Quando os voluntários e funcionários viram o felino, mal conseguiram acreditar em seu estado.

Luigi estava com a boca de uma garrafa de vidro presa em seu pescoço. O objeto estava tão justo que causava desconforto e colocava sua saúde em risco, impedindo-o até mesmo de se alimentar direito.

A situação exigia ação rápida e cuidadosa por parte da equipe do abrigo.

A situação do gato quando encontrado

Em entrevista à Newsweek, a diretora administrativa do abrigo, Linda Chambers, contou que o gatinho foi encontrado nesse estado por uma pessoa que o alimentava diariamente, junto com o restante da ninhada.

"Ele ainda conseguia comer, mas tinha que virar a cabeça para o lado para desviar do grande pedaço de vidro que estava preso na frente do seu rosto", disse Linda.

Quando o homem viu a situação do filhote, não pensou duas vezes. Deu um jeito de capturá-lo e o levou imediatamente para o abrigo da Humane Society do Condado de Richland, em busca de ajuda.

A remoção não foi fácil. Luigi precisou ser sedado para que os veterinários quebrassem o vidro e retirassem os cacos presos ao pescoço.

"Suspeitamos que o gatinho, de alguma forma, enfiou a cabeça dentro do pote de vidro, mas não temos ideia de como as bordas foram quebradas daquela forma", disse Linda.

A equipe também não entende o que teria motivado Luigi a enfiar a cabeça no recipiente, já que ele estava limpo e sem nenhum resquício de comida ou líquido que pudesse tê-lo atraído.

Repercutiu

O abrigo compartilhou a foto de Luigi, ainda com o vidro preso ao pescoço, em seu perfil no Facebook, com o intuito de alertar sobre o descarte de lixo e também para conscientizar sobre a importância de ajudar animais em situação de rua.

"Se você está se perguntando o que está ao redor do pescoço desse gatinho, é um pote de vidro. Um pote de vidro quebrado. Um pote de vidro quebrado e muito afiado", diz a legenda. "Mais um lembrete de que a vida nas ruas não é vida para gatos e gatinhos".

A publicação acumulou milhares de interações.

"Obrigado, pessoal, por salvar o pobre gatinho, e ao veterinário por remover o vidro."
"É por isso que eu enxáguo minhas latas e as esmago. Agora sei que devo enxaguar o vidro também."

Foram alguns dos comentários deixados por internautas comovidos com a história de Luigi, que agora está sob os cuidados do abrigo e à espera de seu lar para sempre.

Descarte correto de vidro

O descarte correto de vidros requer alguns cuidados tanto para a segurança das pessoas quanto para o meio ambiente.

Conforme orienta a Vidramaq — referência no setor — é imprescindível embrulhar vidro quebrado e pontiagudo, preferencialmente em jornal ou papelão, e colocá‑lo em caixa resistente antes de enviá‑lo para a coleta seletiva ou para pontos de entrega específicos.

Além disso, o vidro deve ser separado de plásticos e metais, limpo e seco, com tampas e rótulos retirados, pois isso evita contaminação e garante melhor qualidade do material reciclado.

No Brasil, a lixeira verde é destinada especificamente ao vidro — garrafas, potes e frascos — e deve estar livre de resíduos.

Caso o vidro esteja quebrado, o ideal é acondicioná‑lo bem embalado (jornal, caixa ou recipiente PET), sinalizar que contém vidro, e depositá‑lo separadamente, protegendo assim os coletores e facilitando o processo de reciclagem.

Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.

Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.

Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.

Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.