'Ninguém queria ela': Nascida em abrigo, Luna, a linda gata preta, esperou 7 anos para encontrar sua alma gêmea

Por
em Gatos

Luna nasceu dentro de um abrigo e, por longos sete anos, essa foi a única realidade que ela conheceu. Por todo esse tempo, ninguém havia demonstrado interesse em adotá-la.

Nenhum problema de saúde grave, nenhum histórico de agressividade. Apenas uma presa faltando, um pelo preto reluzente e uma timidez compreensível para quem passou anos isolada.

Mas tudo mudou quando um jovem, identificado como Taxes_and_Fees no Reddit, foi até lá.

“Eles a colocaram em um prédio separado do abrigo principal e eu me senti muito mal por ela – escondida em um pequeno recinto sozinha”, contou ele no Reddit.

Luna, que viveu toda sua vida em um pequeno recinto afastado do prédio principal da instituição, finalmente deixou de ser invisível e partiu para o novo lar.

“Ela ficou um pouco sobrecarregada quando a trouxemos para casa, mas em poucas semanas se tornou a gatinha mais vocal, carinhosa e doce que eu já conheci!”

O motivo para tantos anos de espera continua sendo um mistério, mas o tutor acredita que a combinação entre a superstição envolvendo gatos pretos e o fato de Luna estar em uma parte pouco visitada do abrigo tenha pesado.

Agora, ela passa os dias ronronando, pedindo carinho e andando pela casa como se sempre tivesse pertencido ali.

“Eu passo todas as horas livres com ela por perto”, afirmou o tutor, que não tinha um gato desde a infância. “Ela e eu passamos cada minuto juntos.”

Nas redes sociais, a história de Luna comoveu milhares de pessoas, que deixaram comentários cheios de afeto e gratidão:

“É de partir o coração que ela esperou tanto, mas é reconfortante que agora ela tenha finalmente seu lar definitivo”, escreveu um internauta.
“Como uma beldade dessas pode viver tanto tempo sem ser adotada? Eu sei que a resposta provavelmente é superstição, mas vamos lá... ela é um anjinho!”, disse outra pessoa.
“Eu trabalhava em um abrigo e sei como é difícil fazer com que deem uma chance aos gatos mais velhos. Obrigada por adotar a Luna!”, agradeceu mais um.

Mas apesar do final feliz, Luna também representa centenas de outros gatos adultos que seguem invisíveis à espera de uma família.

Em muitos casos, o preconceito contra gatos pretos e a preferência por filhotes acabam adiando ou impedindo o desfecho que Luna finalmente vive agora.

Por que adotar um gato mais velho?

De acordo com a organização britânica Cats Protection, há inúmeras vantagens em adotar gatos adultos:

1. Personalidade formada

Com gatos mais velhos, não há surpresas. A personalidade já está definida. Se ele é do tipo carinhoso, tranquilo ou aventureiro, os cuidadores saberão dizer. Assim, é mais fácil encontrar um gato que combine com o seu estilo de vida.

2. Companheiros calmos e tranquilos

Gatinhos têm muita energia e precisam de atenção constante. Já os mais velhos tendem a ser mais tranquilos e gostam de cochilar ao seu lado, tornando-se ótimos companheiros para quem busca sossego em casa.

3. Menos destruição e travessuras

Ao contrário dos filhotes, que escalam cortinas e mordem dedos, os adultos já passaram dessa fase. Eles aprendem mais rápido os limites da casa e são menos propensos a destruir móveis e objetos.

4. Adequados para quem tem uma rotina agitada

Um gato adulto pode ficar mais tempo sozinho sem se estressar, ideal para quem trabalha fora ou tem um dia a dia corrido. Eles sabem aproveitar o silêncio da casa enquanto você está ausente.

5. Ainda são brincalhões

Idade não significa falta de diversão. Gatos mais velhos continuam brincando, especialmente quando descobrem um brinquedo que gostam. Muitos adoram varinhas com penas ou bolinhas.

6. Uma segunda chance merecida

Gatos adultos, muitas vezes, acabam em abrigos porque seus tutores morreram ou não puderam mais cuidar deles. Embora sejam tão afetuosos quanto os filhotes, costumam esperar três vezes mais por um novo lar.

7. Uma vida longa pela frente

Graças aos avanços da medicina veterinária, muitos gatos vivem até os 20 anos. Adotar um gato de 7, como Luna, ainda pode significar uma década ou mais de companhia.

8. Você ajuda outros gatos também

Ao adotar um gato adulto, você libera espaço no abrigo para que outros felinos possam ser acolhidos. Cada adoção tem um efeito cascata.

Becky, tutora da Peggy, uma gata de 16 anos adotada na Cats Protection, resume bem a alegria de acolher um felino maduro:

“Achei que ela seria bem quietinha e dormiria bastante, como gatos mais velhos costumam fazer, mas na verdade ela é extremamente brincalhona. Ela é maravilhosa e eu não hesitaria em adotar uma gatinha mais velha novamente.”

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.