"E não é que tinham mais bebês": Protetora sai para resgatar cão abandonado e termina o dia salvando 14 vidas

Por
em Proteção Animal

Um resgate de rotina acabou revelando uma realidade muito mais triste em uma estrada de Almirante Tamandaré, no Paraná.

No dia 19 de junho, a protetora Mari Mazzon, fundadora do Instituto SOS 4 Patas, saiu para atender um chamado sobre um cachorro abandonado que precisava de atendimento urgente.

Mas no final do dia, ela voltou com 14 cães e com a certeza de que a região havia se tornado um ponto de descarte de animais.

O primeiro cão

O primeiro chamado envolvia um cachorro conhecido apenas como Pretinho. Segundo as informações recebidas pela equipe, ele estava abandonado havia cerca de três semanas e apresentava um quadro grave de saúde.

O cão sofria com uma otite severa, tinha os dois ouvidos escorrendo secreção e a dentição estava bastante comprometida.

Mas enquanto realizava o resgate do cão, Mari se deparou com outra situação que chamou a atenção.

Uma mamãe pedindo ajuda

Uma cadela extremamente magra surgiu na estrada. Ela estava debilitada, faminta e com as mamas cheias de leite.

"Essa mamãe cruzou o nosso caminho literalmente pedindo socorro”, escreveu ela no Instagram. “Tudo indica que ela tem filhotes em algum lugar da região."

Segundo Mari, a cachorra caminhava de um lado para o outro sem parar, como se tentasse mostrar que algo importante precisava ser encontrado.

Depois de oferecer comida, a equipe iniciou uma longa procura pelos filhotes.

Eles percorreram diversos pontos da região, chamaram pelos cães e vasculharam a vegetação, mas nenhum filhote aparecia.

Mesmo sem resultados, a protetora decidiu que não deixaria o local antes de encontrar os bebês.

Foi então que a própria cadela passou a conduzir os voluntários. Segundo a protetora, parecia que ela havia entendido que aquelas pessoas estavam ali para ajudá-la.

A caminhada terminou diante de uma cerca. Logo depois de atravessar o local, Mari encontrou o primeiro filhote.

Ele estava bem gordinho, sinal de que, apesar das dificuldades enfrentadas pela mãe, ela ainda conseguia alimentá-lo.

A descoberta trouxe alívio, mas também levantou uma dúvida: seria apenas aquele filhote?

A resposta veio poucos minutos depois. Ao atravessar uma cerca e descer um barranco, Mari encontrou uma toca escondida atrás das raízes de uma árvore.

Lá dentro estavam mais dois filhotes. Os cães nunca haviam tido contato com pessoas e reagiram com medo.

Assim que um deles foi colocado no colo, soltou um grito alto, enquanto o irmão tentou se esconder ainda mais no fundo do buraco, rosnando para tentar afastar a equipe.

Apesar da valentia demonstrada pelo cãozinho, os internautas se divertiram com a cena.

"Não tem nem tamanho para latir e rosnar. Ai que coisinha mais fofa."
"Cuidado que o mini Cleitinho da 300 está bravo."
"Quanto mais pequeno, mais invocado."

Depois de algum trabalho, Mari conseguiu retirar o filhote da toca em segurança.

Nas redes sociais, ela atualizou os seguidores: "E não é que tinham mais bebês."

Naquele momento, porém, ninguém imaginava que a história ainda estava longe de terminar.

Mais filhotes

Enquanto continuavam procurando pela região, os voluntários fizeram uma descoberta que mudou completamente a dimensão do caso.

Eles encontraram uma sacola contendo ossadas de cães. Segundo Mari, havia crânios, dentes, pelagem e diversos restos mortais de animais.

A cena reforçou os relatos feitos por moradores da região, que afirmavam que aquele trecho vinha sendo utilizado como local de descarte de cães.

Durante as conversas com os moradores, outra informação surgiu: havia mais filhotes abandonados em um ponto próximo.

Mesmo já sendo noite, a equipe decidiu verificar. Ao chegar ao local indicado, encontrou nove filhotes pequenos sobrevivendo embaixo da tampa de uma caixa d'água.

Algumas pessoas da vizinhança haviam deixado ração e tentado protegê-los da chuva e do frio da maneira que podiam, mas os animais precisavam de atendimento.

No balanço final do resgate, Mari publicou os números:

"Foram 14 animais resgatados no mesmo local."

Ao todo, a equipe retirou da estrada 12 filhotes, uma cadela adulta e o cachorro Pretinho.

Abandono é crime

O abandono de animais é considerado crime de maus-tratos no Brasil. Desde 2020, a Lei Federal nº 14.064 aumentou a pena para casos de maus-tratos contra cães e gatos.

A legislação prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e da proibição da guarda de animais para os responsáveis.

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.