Cão com anemia severa é resgatado após perder 30kg por negligência de dono, não resiste ao tratamento e morre no DF

Por
em Notícias

Após muita luta na Justiça, a ONG Toca Segura conseguiu recuperar um cão que foi vítima de negligência e maus-tratos pelo dono que o adotou em Eixão, Distrito Federal.

Carinhosamente batizado como Grandão, o cachorro pesava 49 kg quando foi adotado, no início do ano, mas perdeu quase 30 kg desde então.

Seu tutor não o alimentava corretamente, e se recusava a receber a ONG em sua residência.

De acordo com Danielle Mansur, coordenadora de relações públicas da Toca Segura, ‘os protetores se dispuseram a receber o animal de volta para que pudessem tratá-lo, o que só ocorreu após sentença judicial’.

“No primeiro socorro que ele recebeu, os veterinários não conseguiram retirar sangue. Ele está com anemia severa e doença do carrapato. Tivemos de encomendar bolsas e fazer uma transfusão”, detalha Danielle. “Não houve um dia sequer que não nos oferecêssemos para pegar o Grandão de volta”, desabafa a defensora.

O tratamento de Grandão já custou mais de R$ 3 mil para a ONG desde seu resgate.

“Tudo para salvá-lo”, diz Danielle. O objetivo é fazer o cão voltar a ser o que era: saudável, brincalhão e hiperativo.

Infelizmente, a sentença veio tarde e a sua situação estava bastante crítica por conta da negligência de meses do seu antigo tutor. Grandão não conseguiu reagir ao tratamento e acabou morrendo de parada cardiorrespiratória.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.