Impressionante: Cadela dá à luz 16 filhotinhos de uma só vez em cesariana com 2 horas de duração em SP

Por
em Notícias

Na última quarta (12), uma cadelinha vira-lata levada às pressas para uma clínica veterinária de Indiana (SP), deu à luz a incríveis 16 filhotes de uma vez!

Segundo a médica veterinária Bruna Katrine Scaione, junto com a médica veterinária Rafaela Tavares e mais dois auxiliares, o parto foi o mais surpreendente da carreira. Toda a ninhada passa bem.

A dona da cachorrinha não quis ser identificada e também não permitiu a divulgação da imagem da cadela (apenas dos filhotes).

"A veterinária Luiza Moreno disse que tinham vários filhotes, que nem dava para contar direito. Mas imaginamos que seriam uns dez", relatou Bruna.

O tamanho da barriga da mamãe causou espanto em todos. "Parecia a barriga de uma mulher grávida de uns oito, nove meses, de tão grande", brincou.

Foram cerca de duas horas de cirurgia, ao todo. "Foi cansativo. Foi a cirurgia mais cansativa que eu fiz em dez anos. A fêmea tem um porte médio, a gente esperava uns dez filhotes, no máximo 11. O útero ficou enorme, parecia não ter fim", falou Bruna.

"Foi um parto bem atípico. Nunca fiquei sabendo na região do nascimento de 16 filhotes", destacou. "Não sei muito sobre o histórico da cachorra. Pode ser algo genético, a mãe dela pode ter sido uma boa parideira também".

Pesando entre 200 e 250 gramas, nasceram 8 machos e 8 fêmeas, praticamente do mesmo tamanho.

"Pela quantidade, a cachorra não teria parido sozinha. Ela poderia não ter contração porque a barriga estava muito pesada", afirmou a veterinária.

Todos já foram para casa após receberem alta. Como a cadela não tem leite, os cachorrinhos vão ser alimentados com suplemento.

"Geralmente, em uma ninhada grande, acontece de ter perdas. Porém, todos estão bem. A mãe também vai ser tratada com bastante vitamina e suplemento para aumentar a quantidade de leite", frisou. "Todo mundo ficou perplexo. Muitos me perguntavam se era de uma cachorra só. É algo muito diferente. Foi emocionante e gratificante também", finalizou a médica veterinária.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.