Artista cria retratos cômicos de cães e gatos em troca de doações para instituição de caridade

A iniciativa começou despretensiosamente, mas criou uma linda corrente do bem.

Por
em Notícias

Através de uma brincadeira, o britânico Phil Heckels, 38, transformou os seus desenhos - nenhum pouco artísticos - em uma linda ação de caridade. Ao ajudar o seu filho a fazer um cartão, Phil desenhou o labrador da família de uma maneira nada convencional.

O que o pai de família, e aspirante a artista, chegou a compartilhar a foto dizendo que ela estava a venda pelo valor de £ 299 (cerca de US $ 390).

A oferta, é claro, foi feita ironicamente, mas o que ele não esperava era que o seu desenho iria atrair o interesse das pessoas em encomendar suas obras. No dia da publicação, pelo menos sete amigos de Phil entraram em contato para pedir encomendas de retratos dos seus animais de estimação.

A procura cresceu, se estendeu a desconhecidos e atualmente ele tem uma fila de espera de pelo menos 1000 pessoas que aguardam ansiosamente pelos seus desenhos realistas, bem, quase.

Embora a imagem seja uma sátira pronta, teve gente que chegou a oferecer dinheiro pelas imagens, que foi negado por Phil.

“Não posso aceitar dinheiro por isso, então dê um pouco para caridade”, disse ao cliente.

A partir disso, Phil montou uma campanha de arrecadação de fundos de Ação de Graças para a Turning Tides, uma instituição de caridade para sem-teto que sua família apoia há anos. Até o momento, a arrecadação de fundos gerou mais de £ 11.500 (cerca de US $ 15.000).

Os traços grosseiros, nada curvilíneos, olhos tortos e esbugalhados, são alguns dos aspectos que tornam os desenhos peculiares hilários, mas especiais. Afinal, um toque de humor é sempre bem-vindo, mesmo que isso não deixe o seu bichinho de estimação tão bonito assim.

“Eu realmente tento muito desenhá-los”, disse ele, ressaltando que nem mesmo estudou arte. “Estou apenas rindo com isso”, disse Phil à CNN. “As pessoas parecem estar gostando e eu certamente estou gostando”.

Phil intercala o seu tempo entre o seu trabalho no setor imobiliário comercial e os desenhos. Para isso, o artista criou uma página no Facebook com o pseudônimo "Hercule Van Wolfwinkle" para divulgar e receber encomendas dos seus desenhos. "Imagens extremamente realistas que irão agraciar qualquer família", diz o slogan irônico da página.

Até o momento, ele já fez mais de 220 retratos.

“Eu morreria feliz se pudesse passar o resto da minha vida fazendo isso”, concluiu Phil.

Realmente, não seria nada mal, né? Confira abaixo mais alguns desenhos:

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.