Cadela baixinha da raça corgi arranja emprego como 'cão pastor' de ovelhas em fazenda

Por
em Notícias

Daphne é uma cadela da raça Corgi considerada muito especial por seus tutores, que são proprietários de uma fazenda em Lake District, na Inglaterra.

Recentemente, ela foi ‘admitida’ como cão de pastoreio da fazenda. A cachorrinha pode ter pernas pequenas, mas não permite que sua estatura a impeça de fazer seu trabalho.

Mais do que apenas um rostinho bonito

Segundo o site britânico Metro, quando a Corgi de 2 anos foi adotada no Natal de 2018 por sua dona, Heather Rutter, sua família esperava que a filhote ficasse em casa. No entanto, com o passar do tempo, ela provou-se ser mais do que apenas um ‘cão fofinho’ para se tornar o braço direito de Heather na propriedade.

A fazendeira de 27 anos conta que o papel de pastorear ovelhas é absolutamente instintivo para Daphne.

“Eu acho que Daphne é a única corgi pastora de ovelhas no Reino Unido, eu não ouvi falar de nenhuma outra fazenda que mantém corgis além de animais de estimação”, disse Heather.

Adoção de Daphne

“Sempre achei os corgis ótimos e cheios de personalidade. Meu noivo, que é fazendeiro, disse que um dia me observou contemplando filhotes de Corgi [...] daí ele decidiu me surpreender no Natal, presenteando-me com Daphne”.
“Quando a acolhemos, ela ficava nervosa quando estava perto dos tratores, mas depois de alguns dias ela se acomodou e começou a pastorear as ovelhas imediatamente, ela estava realmente ansiosa para isso. Ela não precisava de muito treinamento, era instintivo. Ela copiava os outros cães e era ótima, um verdadeiro talento para pastorear ovelhas."

Trabalho diário

"Nós apenas a levávamos para trabalhar conosco na fazenda e no pátio, e lentamente a apresentávamos às ovelhas para que ela pudesse construir sua confiança com elas e ela era ótima”, disse Heather.

Daphne assumiu a responsabilidade de pastorear as ovelhas na maioria dos dias e adora ficar ao ar livre e trabalhar duro com os outros cães.

Embora suas pernas pequenas signifique que ela não é tão rápida quanto os outros cães pastores, Daphne não permite que isso a impeça de dar tudo de si na tarefa.

"Ela realmente dá o melhor de si", disse Heather. “Quando ela está dando tudo de si, é como uma bala voando pela terra. Ela também não tem tanto alcance quanto os outros cães, então geralmente fica atrás e um pouco mais perto de nós, enquanto os outros cães trazem as ovelhas para mais perto."

Veja a pequena Daphne, 'dando duro' no trabalho:

Habilidades da Corgi

"Ela também é muito boa durante a época de parição, quando as ovelhas são muito mais difíceis de mover. Dia a dia ela trabalha com um ou dois border collies para pastorear mais de cem ovelhas. Ela trabalha bem com os outros cães e eles a mantêm envolvida."
"Daphne aprendeu bem os comandos, é muito boa em recordar quando queremos que ela retorne. Ela às vezes luta com os comandos esquerdo e direito, ao contrário de nossos border collies, mas ela aprendeu o que é terra, o que é ótimo”, complementou a tutora.

Daphne é descrita por Heather como uma cadela bem comportada, enérgica e amorosa, mas também um pouco atrevida.

“Daphne tem uma personalidade dominante, ela é a chefe de todos os nossos quatro collies. Temos que alimentá-la em uma sala separada porque ela pode tentar roubar suas refeições."
"Ela mora dentro de casa e eu definitivamente a mimo muito em comparação com os collies trabalhadores que temos. Adoro dar a ela um pouco de queijo e presunto, que é o favorito dela”, concluiu a mamãe adotiva.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.