Benito, a arara que ajudou a dona a superar o câncer pode ficar sem lar

Por
em Notícias

Devido a uma denúncia anônima, a arara chamado Benito, que vive há mais de 10 anos com a sua dona Nelly em La Molina, Peru, poderá ser afastado da sua família. A origem silvestre do papagaio não permite que a espécie viva sob cuidados domésticos, como é o caso do Benito.

Segundo o portal de notícias Wapa, o caso foi denunciado depois que Benito foi colocado no telhado em uma gaiola. De acordo com dona Nelly, isso aconteceu porque o seu filho estava fazendo um trabalho online e Benito acabava interferindo nas chamadas de vídeos, então ele foi colocado lá temporariamente.

O Serviço Nacional de Florestas e Vida Selvagem (SERFOR), responsável em apurar casos de maus-tratos, averiguou o caso, multou a dona Nelly em um valor alto por posse ilegal do animal e irá avaliar, em até nove meses, o destino do Benito.

A decisão deixou dona Nelly e sua família profundamente abalada, já que segundo ela, Benito é como um filho e até mesmo a ajudou a superar momentos difíceis, como um câncer.

“Sou diabética e isso está me afetando muito. É como uma criança pra mim”, disse Nelly às lágrimas.

Benito, com influência da sua espécie, é muito esperto, sabe pronunciar algumas palavras e já foi visto em vídeos no TikTok desfrutando de bons momentos ao lado da sua família, como tomar banho na banheira. Confira:

A espécie de Benito pode viver mais de 50 anos. Enquanto a investigação do SERFOR não é concluída, Benito permanece sob os cuidados de dona Nelly e sua família.

Curiosidades sobre as araras

Essa espécie de ave é muito simpática, carismática e barulhenta, seu habitat natural é nas florestas tropicais mais precisamente na Amazônia. Confira algumas curiosidades desse belo animal:

  • As araras têm uma bela aparência que também se adapta ao ambiente.
  • Existem cerca de 376 espécies de papagaios em todo o mundo, e as araras são as maiores de todas.
  • As araras são nativas da América do Sul e Central, encontradas em qualquer lugar entre o sul do México e o norte da Argentina.
  • Sua dieta consiste principalmente de frutas, sementes, folhas, flores e nozes.
  • Quando atingem a idade reprodutiva por volta dos 3 a 4 anos, as araras escolhem um parceiro e ficam com ele por toda a vida.
  • Você provavelmente ouvirá uma arara antes de vê-la.
  • Embora as araras não possam falar exatamente, elas são famosas por sua habilidade de copiar a fala humana, junto com outros ruídos em seu ambiente.
  • As araras vivem cerca de 60 anos na natureza, em média, e em alguns casos isso pode se estender por até 80 anos e até 100 anos.
  • Os cientistas identificaram um total de 22 espécies de araras.