Papagaia engorda após comer muita batata frita e não consegue voar

Por
em Notícias

A maioria dos lares que escolhe ter animais de estimação acaba optando por cães e gatos, mas o que nem todo mundo sabe é que os papagaios são tão companheiros quanto. A papagaia Bud, de 22 anos, tem uma personalidade adorável, mas o seu amor por batatas fritas a deixou acima do peso ao ponto dela não conseguir voar.

Segundo o portal de notícias Metro, Bud, uma papagaia verde amazônica, passou por algumas mudanças em sua vida e foi deixada pelos seus antigos donos em um realojamento em março de 2020. Chloe Shorten, de Norwich, Reino Unido, trabalha na Mid Norfolk e Suffolk da RSPCA, um serviço de adoção de animais domésticos, e adotou Bud no ano passado. Chloe tem, ainda, três cães e três gatos.

Aos poucos, ela foi decifrando a personalidade de Bud e percebendo que a sua preferência gastronômica estava prejudicando o seu peso e a sua própria natureza, já que ela simplesmente não conseguia voar. Segundo Chloe, Bud estava pesando 620g - sendo 200g a mais do que o ideal, e ela sabia também qual era a causa desse sobrepeso.

“Ela tem a audição de um morcego e pode detectar um pacote de batatas fritas sendo aberto a seis quilômetros de distância, então não é surpresa que ela estivesse acima do peso. Batatas fritas foram estritamente proibidas de nossa casa para que ela não conseguisse pegar!”, disse Chloe.

Com o problema resolvido, Bud emagreceu e conseguiu voar novamente. Chloe e seu esposo tem desfrutado ótimos e hilários momentos ao lado de Bud, que realmente sabe o que dizer!

“Ela é uma personagem muito engraçada e ilumina nossos dias, especialmente durante este momento difícil, pois ela adora cantar. Ela ama meu marido e gosta de fazer uma serenata para ele com sua interpretação da música tema da Família Addams!”, conta.

Além disso, Bud adora receber as pessoas com um entusiasmado ‘Oláaaa’ e um confuso ‘Tchau’ para os motoristas de entrega quando eles chegam.

“Ela aprendeu a rir e muitas vezes ri quando meu marido bate com a cabeça ou quando alguém diz algo engraçado; é incrível como ela pode reagir na hora certa”, diz.

Contudo, Chloe alerta sobre a responsabilidade que os papagaios exigem. Segundo ela, eles exigem bastante cuidado e podem viver muito tempo, mas ressalta que eles valem tudo isso e são muito especiais.

“Temos muita sorte de poder dar a ela um lar para sempre e, com sorte, teremos muitos mais anos com ela e suas palhaçadas hilariantes”, concluiu Chloe.

Mesmo cortando as batatas fritas, Bud continua amando a sua família, ufa!

Como cuidar de uma ave?

Como todos os outros animais, os pássaros precisam de um equilíbrio adequado de carboidratos, proteínas, gordura, vitaminas, minerais e água. Diferentes espécies de pássaros geralmente requerem alimentos diferentes.

A má nutrição é uma razão comum para muitos problemas de saúde nas aves. Os proprietários de pássaros devem se esforçar continuamente para melhorar a dieta de suas aves. Isso significa educar-se sobre as recomendações mais recentes em nutrição adequada - algo com que um veterinário bem versado em cuidados de aves pode ajudar.

Veja abaixo o vídeo da entrevista de Richard Rasmussen com o criador de pássaros Lélio Heliodoro de Guaratiba, RJ, sobre criação de psitacídeos: