Cachorros de rua ficam azuis após terem contato com resíduos químicos de fábrica russa

Por
em Notícias

Um bando de cachorros de rua azuis foi visto em Dzerzhinsk, Rússia. Os animais com a pelagem azulada podem ter encontrado resíduos de uma antiga indústria química.

Acredita-se que os cães podem ter se deparado e rolado em sulfato de cobre. Em contato com a pele, a substância pode causar uma sensação de queimação e pinicamento que leva a coceira e inflamação.

Os animais foram encontrados na indústria abandonada Dzerzhinskoye Orgsteklo. Segundo o Daily Mail, a fábrica da época da União Soviética declarou falência seis anos atrás (2015) e encerrou suas atividades. Seus principais produtos eram cianeto de hidrogênio e acrílico.

As autoridades já estão em contato com os donos da área privada para conseguirem permissão para entrar, capturar os animais e levá-los para serem examinados.

O gerente especializado em indústrias que faliram, Andrey Mislivets, primeiramente negou a veracidade das imagens, mas depois afirmou que é possível que os animais tenham encontrado algum composto químico que tingiu seu pelo de azul.

“Eles devem ter achado algo. Ninguém controla eles” - declarou.

Entretanto, o gerente comunicou que a fábrica não tem condições de arcar com o custo de capturar os animais, examiná-los e castrá-los.

Já um porta-voz do governo russo realçou a preocupação com a saúde dos animais:

“Eles devem ser verificados, sua saúde deve ser avaliada e a razão de sua tintura do pelo deve ser encontrada.”

Esperamos que os responsáveis pelo acidente ou, talvez, uma possível brincadeira de mau gosto, sejam identificados e devidamente punidos pela justiça local.

Outro caso semelhante aconteceu na Índia

Mislivets também lembra que há alguns anos, a mesma coisa aconteceu.

Em 2017, na cidade indiana de Mumbai, alguns cães vira-latas foram vistos com a pelagem azul brilhante. O motivo da vez era uma indústria produtora de corantes que descartava resíduos em um rio próximo em que os cachorros bebiam água e se refrescavam.

Humanos também podem acabar azuis. Argíria é uma doença que torna a pele azulada e é causada por exposição imprópria a formas químicas da prata, também conhecida como “doença do homem azul”.

Receba nossas notícias no WhatsApp!Entrar no grupo

Estudante de jornalismo que é apaixonado por tudo que tenha super-heróis, dragões e faroeste (ele se pergunta todo dia quando que vai lançar um filme misturando os três). Gosta de ler, com um favoritismo em fantasia (por que será?) e adora ver séries em geral. Ama estudar sobre criatividade e sociologia. Tem uma doguinha perfeita e sem defeitos chamada Athena. Também gosta de cinema e matar tempo nas redes sociais vendo memes.