Voluntários resgatam cachorrinho debilitado abandonado em estacionamento

Por
em Notícias

No último dia 29, voluntários de uma ONG de amparo animal encontraram um cachorro covardemente abandonado no estacionamento de sua sede, no estado do Kentucky (EUA).

Batizado de 'Ethan', o doguinho agora luta para começar um novo (e mais gentil) capítulo de sua vida. Ele foi acolhido pelo abrigo Kentucky Humane Society (KHS), que tem provido todos os cuidados necessários para sua recuperação - tanto física, quanto psicológica.

De acordo com o portal People, Ethan está bastante desnutrido e fragilizado pelos dias em que esteve abandonado, sem comida e no sereno. Para se ter uma ideia, o cão foi resgatado pesando 17 kg, muito abaixo do ideal para sua raça, que é 36 kg.

“Ele é o cão mais magro que já resgatamos que ainda respirava”, comentou a KHS em um post compartilhado no Facebook.

Além do quadro grave de desnutrição, Ethan está extremamente desidratado e com perda severa dos músculos. Sua recuperação demandará alguns meses, mas os voluntários têm sido otimistas.

"Ele começou a comer e beber de novo, mas tem que ser auxiliado para mastigar e engolir porque está muito fraco para segurar a própria cabeça. Estamos indo muito devagar e com firmeza e esperamos que ele seja forte o suficiente para lutar. Ele está tendo seu hemograma monitorado de perto e está sob supervisão 24 horas com cuidados de suporte, fluidos e medicamentos", garantiu a ONG.

Ontem (11), a Kentucky Humane Society proveu uma atualização sobre o estado de saúde do cachorrinho. De acordo com os voluntários, ele recuperou 12 kg nos últimos 12 dias e está bem o suficiente para ser entregue aos cuidados de um membro da equipe no final desta semana para continuar sua reabilitação em um lar adotivo amoroso. E quando estiver completamente recuperado ser encaminhado para adoção.

Nesse meio-tempo, a história de Ethan repercutiu em todo o estado e inspirou dezenas de pessoas a manifestarem o desejo de adotá-lo futuramente.

“Realmente parece que toda a nossa cidade se uniu para torcer por esse bebê especial e não podemos explicar como somos gratos por cada mão amiga”, escreveu a KHS nas redes sociais.

Como saber se o meu cão está magro demais?

A vida ativa e feliz de um cão depende da sua saúde, o que quer dizer que depende do seu dono.

Os fatores mais importantes a se considerar quando se trata do peso do seu animal de estimação são: a intensidade com que ele se exercita, a frequência com que o faz e a sua ingestão diária de alimentos. O importante é conversar com o veterinário para que ele oriente sobre o assunto.

O Perito Animal, um portal de conteúdo pet com profissionais especializados da área, explica como engordar um cachorro, mas claro que antes de qualquer coisa é fundamental entender porque ele está magro ou perdendo peso, já que essa é uma circunstância que pode variar. Confira!

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.