Jovem prepara ‘chá de bebê’ para a sua égua grávida: 'Ela me dá tanta alegria'

Por
em Notícias

A jovem Letícia Gonçalves, de 16 anos, preparou um momento muito especial para a sua égua Estrela, que está prestes a dar à luz. Letícia, que mora em Maringá, Paraná, preparou um ‘chá de bebê’ para a sua égua que está grávida de 11 meses e será mãe pela primeira vez. Letícia conta que os nomes até já foram escolhidos.

“Se o potro for macho vai se chamar Jack, se for fêmea, Dama”.

Em entrevista ao portal de notícias G1, Letícia explicou os motivos que a levaram a fazer o chá de bebê para uma égua.

“Ela me dá tanto carinho, ela me dá tanta alegria, que não me custou nada dar presentes para ela. Também tirei umas fotos muito legais com ela e foi super divertido, um momento para guardar. Estamos muito felizes. A verdade é que estamos felizes por tê-la em nossas vidas, principalmente com um potro a caminho”, disse.

A ideia inicial era reunir familiares e amigos - de Letícia e da Estrela - na celebração, mas devido às restrições de isolamento do coronavírus, isso não foi possível. O chá acabou sendo mais restrito, mas Letícia garantiu que Estrela fosse muito mimada durante o seu evento, com direito a muita comida, aveia, feno, goiaba e sal mineral.

A poucos dias do parto, Letícia se diz ansiosa para a chegada do seu primeiro ‘neto’.

"Se a gente conseguir acompanhar, vou ajudar ela no parto. Mas, sempre nasce durante a noite, então eu acho que a gente vai acabar nem vendo. Estamos ansiosos", disse a jovem.

Rodeada de tanto amor e carinho, tenho certeza que Estrela terá uma boa e iluminada hora para a chegada do Jack ou da Dona!

Gravidez de uma égua

A média de tempo que uma égua fica grávida é de 11 meses, 340 dias, mas se o filhote for macho ele poderá demorar mais para nascer do que se fosse uma fêmea.

Naturalmente, elas se alimentam mais do que se não estivessem grávidas. De acordo com o CPT a alimentação de uma égua gestante requer alguns cuidados e deve ser mais específica, especialmente nos três últimos meses de gestação.

Se o seu peso for cerca de 500 kg, ela vai necessitar de 18,0 Mcal de energia por dia, que pode ser adquirida com o insumo de carboidratos, gorduras e proteínas na dieta.

Rafaela Joveliano, médica veterinária e instrutora de equitação, no canal do YouTube Cavalo Youtubano, fala sobre cuidados e identificação de éguas gestantes. Confira!