Escola adota cão terapeuta para acalmar e melhorar humor de alunos

Por
em Cães

Uma escola na França decidiu adotar um cachorro labrador para ajudar no estudo dos alunos. O doguinho atua acalmando os alunos mais ansiosos e melhorando o humor no local.

A escola agrícola Val de l'Ouin que fica em Mauléon, Deux-Sèvres (França), adotou o labrador Little para ajudar os seus alunos. A ideia veio de uma solicitação da associação Handi’chiens que busca a inserção de cãezinhos no ensino de crianças e pessoas com necessidades.

Segundo a diretora, Corinne Baudry-Gellé, declarou ao France 3, a finalidade da nova “contratação” é melhorar o humor dos alunos e professores e trazer algo mais doce para aliviar a ansiedade escolar e atuar na terapia de problemas familiares. A presença do animalzinho treinado deixa tudo mais leve e alegre.

Os alunos não têm medo do cãozinho, muito pelo contrário, quando veem ele, o barulho nos corredores diminui. A diretora presenciou uma vez em que um estudante chorou e o doguinho foi consolá-lo.

Os estudantes adoram o cãozinho. Lola, do último ano do curso de serviços pessoais, conta que já usufruiu dos benefícios que o doguinho proporciona. Já Lisa, colega de Lola, comenta que o cachorrinho escuta tudo que os estudantes precisam lhe contar e não conta para ninguém, ato que os tranquiliza.

Uma das aulas que Little participa é a de educação sócio-cultural da professora Bérangère Girard. Segundo ela, a presença dele dinamiza as aulas e as deixam mais agradáveis, além de tornar a relação professor-aluno mais fácil de configurar.

“Para os alunos que irão trabalhar com serviço pessoal, seja com crianças ou pessoas com necessidades, a relação com o outro é essencial, uma faculdade que deve ser desenvolvida.”

A escola Val de l’Ouin é uma das únicas da França a ter um cão de terapia presente.

Cães na escola

Ter um cachorrinho dentro da escola pode trazer muitos benefícios para os alunos. Além dos citados acima, há também: diminuição da pressão sanguínea, aumento de autoestima, estimulam a memória, trazem risadas e um ombro para se apoiar quando se está com problemas.

Também ajuda crianças no espectro de asperger a se abrir com os outros e ajudar as pessoas a passar por tragédias.

A Baw Waw, fabricante de produtos e alimentos pets, no seu canal do YouTube, fala mais sobre o trabalho dos cães terapeutas. Confira!

Estudante de jornalismo que é apaixonado por tudo que tenha super-heróis, dragões e faroeste (ele se pergunta todo dia quando que vai lançar um filme misturando os três). Gosta de ler, com um favoritismo em fantasia (por que será?) e adora ver séries em geral. Ama estudar sobre criatividade e sociologia. Tem uma doguinha perfeita e sem defeitos chamada Athena. Também gosta de cinema e matar tempo nas redes sociais vendo memes.